A criatividade é o que faz a diferençaA fábula do rato...A importância da pontualidadeA tese de doutorado do coelho...Abrindo a portaAproveite sua vida, saiba dosar trabalho e lazerAs coisas não são sempre o que parecem serCrie sua estratégiaDeixe sempre o seu chefe falar primeiroEmpurre sua vaquinhaFábula de um gerenteLinda história chinesa...Ninguém é substituível!Não comente os planos estratégicosNão estar informado pode trazer sérios inconvenientesNão faz diferença se você é veadinhoNão queira entender EconomiaNão seja um falso mestreO cliente tem sempre razãoO doido no pesquiatraO lenhador e a raposaO único sobrevivente...Os pessimistasPablo Picasso: como ele conseguiu?Para adquirir a sabedoriaPara consertar o mundoPara ficar sentado sem fazer nadaPerca o hábito de explodirPonha em prática os conselhos dos consultores externosPreconceitoSaiba administrar com cuidadoSe você compartilha informações,Se você não está bem informadoSorria! A vida é belaTudo depende da janela através da qual observamos os fatosTudo depende da maneira de dizer as coisasUm lenhador e seu tesouro
Para adquirir a sabedoria...
Era uma vez um jovem que visitou um grande sábio para lhe perguntar como se deveria viver para adquirir a sabedoria.
O ancião, ao invés de responder, propôs um desafio:
- Encha uma colher de azeite e percorra todos os cantos deste lugar, mas não deixe derramar uma gota sequer.
Após ter concordado, o jovem saiu com a colher na mão, andando a passos pequenos, olhando fixamente para ela e segurando-a com muita firmeza. Ao voltar, orgulhoso por ter conseguido cumprir a tarefa, mostrou a colher ao ancião, que perguntou:
- Você viu as belíssimas árvores que havia no caminho? Sentiu o aroma das maravilhosas flores do jardim? Escutou o canto dos pássaros?
Sem entender muito o porquê disso tudo, o jovem respondeu que não e o ancião disse:
- Assim você nunca encontrará sabedoria na vida; vivendo apenas para cumprir suas obrigações sem usufruir das maravilhas do mundo. Assim nunca será sábio.
Em seguida, pediu para o jovem repetir a tarefa, mas desta vez observando tudo pelo caminho. E lá foi o rapaz com a colher na mão, olhando e se encantando com tudo. Esqueceu da colher e passou a observar as árvores, cheirar as flores e ouvir os pássaros. Ao voltar, o ancião perguntou se ele viu tudo e o jovem extasiado disse que sim. O velho sábio pediu para ver a colher e o jovem percebeu que tinha derramado todo o conteúdo pelo caminho.
Disse-lhe o ancião:
- Assim você nunca encontrará sabedoria na vida; vivendo para as alegrias do mundo sem cumprir suas obrigações. Assim nunca será sábio.
Conclusão:
Para alcançar a sabedoria terá que cumprir suas obrigações sem perder a alegria de viver. Somente assim conhecerá a verdadeira sabedoria.