Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais

Diminuindo riscos, gerando certezas!

O IEPES utiliza diversas técnicas de pesquisa, entre as quais se destacam:

Pesquisas quantitativas

Pesquisas qualitativas

Outros tipos de pesquisas


Pesquisas quantitativas

Pesquisa Quantitativa Convencional - Survey. É feita através da aplicação de um questionário estruturado e padronizado a uma amostra representativa do universo a ser investigado. As entrevistas são realizadas nos domicílios dos entrevistados ou em pontos de fluxo, através de um contato pessoal presencial.

Pesquisa por Telefone. Pesquisa quantitativa por intermédio de telefone com a aplicação de questionários, assistida por computador (CAPI/CATI)

Pesquisa On-line. Pesquisa quantitativa que utiliza meios eletrônicos (coletores de dados), tornando mais rápida a obtenção dos resultados.

Pesquisa Ônibus.. Pesquisa quantitativa em que as perguntas do questionário são divididas por cotas, agrupando vários parceiros em cada edição do levantamento junto a uma amostra representativa do universo populacional investigado.

Pesquisa em Fontes Secundárias.Pesquisa feita a partir de dados quantitativos já coletados anteriormente por outras instituições, abrangendo a escolha das fontes, a seleção e coleta das informações, a compatibilização dos dados de diferentes fontes e a realização de cálculos para a produção de estimativas.

 

,

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisas qualitativas

As pesquisas qualitativas possibilitam explorar dimensões subjetivas do comportamento dos entrevistados, relativas as suas percepções, expectativas e aos seus desejos e sentimentos.

Grupos Focais. Os grupos focais, mediados por um especialista, buscam estimular a livre manifestação associativa e a troca de opiniões de indivíduos que apresentam características relativamente homogêneas. São utilizados recursos audiovisuais para propiciar associações simbólicas e suscitar comparações e debates. As entrevistas são gravadas em áudio e em vídeo

Entrevistas em profundidade. As entrevistas qualitativas individuais em profundidade são orientadas por roteiros de questões semi-estruturados que possibilitam a inclusão de novas perguntas. A técnica das entrevistas individuais não proporciona o debate existente nos grupos, mas permite, em contrapartida, maior aprofundamento dos assuntos escolhidos. A seleção dos entrevistados é feita de forma intencional, de acordo com os perfis típicos desejados.

Topo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outros tipos de pesquisas

Pesquisador Oculto. Esta técnica é indicada para identificar problemas de atendimento e valiar a eficácia dos treinamentos ministrados aos funcionários de estabelecimentos que sirvam ao grande público: um pesquisador previamente treinado, com características de perfil pré-determinadas, age como se fosse um consumidor interessado em comprar. Através de perguntas e da criação de situações, o pesquisador testa as reações dos profissionais de atendimento do estabelecimento.

Pesquisa para Teste de Produto. É aconselhável a realização de uma pesquisa junto a um grupo de pessoas com os perfis típicos desejados para testar a reação do consumidor a um novo produto. Após utilizar o produto, o consumidor é questionado sobre aspectos relevantes, para formular avaliações sobre qualidades e defeitos.

Pesquisa de Clima Organizacional. Para avaliar o grau de satisfação e as demandas do cliente interno, aspectos otivacionais e atitudinais de seu comportamento, é aplicado um questionário em uma amostra representativa (ou no universo) dos funcionários, de forma a permitir a livre manifestação, evitando os constrangimentos decorrentes da identificação do entrevistado.

Pesquisa Exploratória. Quando o objeto de estudo é em grande medida desconhecido, torna-se necessária uma investigação exploratória buscando a identificação de situações, construção de cenários, estruturação de tipologias e desenho de quadros que constituem a primeira aproximação ao assunto investigado.

Topo