Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais

Diminuindo riscos, gerando certezas!



KONI STORE

As lojas Koni Store lançaram um novo conceito em restaurantes japoneses. Com ambientes mais informais, a rede de food service cresce rapidamente conquistando o público com seu variado e inovador cardápio. Graças à Koni, os sushis deixaram de ser a única referência em comida japonesa na cabeça dos brasileiros. Os temakis agradaram tanto que hoje a rede conta com 17 lojas, com previsão de crescimento, principalmente depois da sua aquisição, há 4 meses, pela holding Umbria.

Os amigos de longa data, Ronnie Markus, Flávio Berman e Michel Jager, saindo certo dia da praia, perceberam que todos os restaurantes japoneses traziam consigo a formalidade tão peculiar do povo nipônico. Resolveram inovar, unindo o jeitinho despojado brasileiro a um cardápio vindo da terra do sol nascente. Assim, em dezembro de 2006 - depois de dois anos de estudo do melhor layout e do local mais adequado para o ponto - fundaram a primeira temakeria Koni Store, no bairro do Baixo Leblon, no Rio de Janeiro. O sucesso foi imediato. Com apenas uma semana de funcionamento, a empresa precisou aumentar o seu quantitativo de funcionários em 50%.

Embora bastante conhecidas em São Paulo, as temakerias ainda não tinham sido apresentadas ao público carioca. O pioneirismo, sem dúvida, ajudou no rápido sucesso da Koni, mas o cardápio criado pelo competente chefe Nao Hara ajudou a mantê-lo constante. Por sempre estar em busca de criar novas combinações e novos sabores, ele pôde satisfazer um desejo já identificado do público: a ânsia por novidades.

A inovação se mostra também com o produto escolhido para ser a especialidade da casa. Enquanto a maioria dos restaurantes de culinária japonesa investe nos sushis e sashimis, a Koni apresenta o temaki: um tipo de sushi enrolado na mão. Com aproximadamente dez centímetros de comprimento, ele é feito de arroz e recheio enrolados no nori, no formato de um cone - daí o nome da rede. Os temakis são servidos em embalagens feitas em papel e desenvolvidas especialmente para a empresa, o que reforça o caráter prático e ágil típico de um fast-food. Essa novidade caiu rapidamente no gosto dos cariocas.

Em seis meses, a Koni já estava nos bairros cariocas da Barra da Tijuca e de Ipanema. Hoje, o Rio de Janeiro conta com 15 lojas, mas a rede não é mais um privilégio exclusivo dos cariocas. Em menos de um ano, a rede ampliou seu atendimento para fora do estado, com duas novas lojas: uma em Brasília e outra em Salvador. Além delas, Minas Gerais e Espírito Santo aguardam pelas unidades que já se encontram em construção. E a rede não pretende parar por aí. Serão investidos R$ 15 milhões na expansão da marca nos próximos 18 meses. Assim, a Koni espera chegar às capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Recife e Natal, até o final de 2008, e abrir aproximadamente 25 unidades, das quais mais de 50% somente no eixo Rio - São Paulo.

Os planos para o futuro da Koni não serão difíceis de serem realizados, principalmente depois da recente aquisição de 80% da mesma pela holding Umbria. Intencionando consolidar-se no mercado de alimentação rápida, a Umbria investiu no sistema de franquias e alcançou um rápido crescimento, na ordem de 25% a 30% nos últimos dois anos. Em nove anos, esse grupo ao qual pertencem as marcas Spoleto e Domino's Pizzaria, conseguiu consolidar uma rede de 207 lojas no Brasil e 12 no exterior. Com a compra da Koni Store, a estimativa é de que a rede de temakerias tenha um crescimento cada vez maior, devido ao capital trazido pela Umbria.

É pensando nesse desenvolvimento que a Koni participou, pela primeira vez, da ABF Franchising Expo em 2008. Essa feira, que já contabiliza sua 17ª edição, reúne pessoas interessadas em encontrar novas oportunidades de negócios, possibilitando aos empresários participantes uma visão geral do cenário econômico brasileiro. Sobre o evento, Michel Jager declara: "Nossa expectativa para estrear na ABF foi grande, pois oferecemos uma proposta inovadora, com conceito e qualidade. Com nosso espírito empreendedor, pretendemos conquistar os futuros parceiros/franqueados assim como conquistamos nosso público. Temos uma marca jovem, de credibilidade e queremos, agora, aumentar a rede ao lado de pessoas que apostem e acreditem no crescimento como nós".

As delícias do cardápio das lojas Koni Store estão à disposição do cliente durante o dia e à noite. O cliente já percebe esse diferencial e a temakeria é atualmente o point da madrugada pré ou pós balada. Com uma média de 600 clientes por dia e 6 mil temakis vendidos por semana, a rede conquista cada vez mais clientes e mercado, primando pela qualidade sempre. O próximo jingle que fará sucesso será: uma folha de nori, arroz e o recheio especial peça do modo que quiser. É temaki! Da Koni!

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