Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais

Diminuindo riscos, gerando certezas!



CASA DO PÃO DE QUEIJO

Quem poderia imaginar que vender pão de queijo pudesse ser um negócio tão promissor? Em 1967, o engenheiro Mário Carneiro resolveu apostar nesse alimento tipicamente mineiro e criou a Casa do Pão de Queijo, em São Paulo. Usando uma famosa receita de sua mãe, Dona Arthêmia, conquistou rapidamente o paladar dos clientes. E o que começou como uma pequena loja de pães de queijo, se tornou uma das maiores redes de cafeterias do país.

A idéia de Mário Carneiro parecia muito simples: comercializar uma receita de pão de queijo de sua mãe - uma típica mineira de Monte Alegre - que fazia sucesso entre familiares na década de 30. Levou o hábito de comer pão de queijo para os paulistas, onde abriu uma pequena loja no centro da cidade de São Paulo, no ano de 1967. O sucesso veio rápido e a aceitação foi tamanha que em pouco tempo eles chegaram a vender mais de 42 mil pães de queijo por dia.

Com a crescente demanda, houve a necessidade de oferecer outras opções no cardápio, como sanduíches, folhados salgados, assim como refrigerantes e sucos para acompanhamento. Os clientes surgiam de todos os lugares e os produtos oferecidos pela Casa do Pão de Queijo já eram considerados os melhores do mercado. Em 1981, Alberto Carneiro Neto, filho do fundador, decidiu tomar a frente dos negócios. No ano de 1987, a rede já contava com 13 lojas próprias.

Em 1994 já existiam franquias em São Bernardo, São Caetano, Mauá, Santo André e Diadema, em São Paulo. As lojas foram padronizadas e passaram a apresentar as mesmas cores, decoração e uniforme de seus funcionários e foi criada uma logomarca inspirada em Dona Arthêmia. O programa de franquia agrega - além de alimentos de qualidade e agilidade no atendimento - lojas bem localizadas e preços acessíveis. Logo se tornou um dos negócios mais prósperos e lucrativos no ramo de alimentação.

No ano de 2000 a loja expandiu seus horizontes e inaugurou a primeira loja em Portugal, popularizando a culinária mineira, mas tendo o cuidado de se adaptar aos costumes da região. Nesse mesmo ano, implantou o serviço de delivery em algumas lojas no Brasil, e obteve bons resultados, expandindo o pedido em domicílio para as outras franquias.

Nessa época, foi aberta uma fábrica própria, em Itupeva, interior de São Paulo, para garantir que os produtos vendidos nas lojas tivessem um rigoroso padrão. Os alimentos, que são feitos com ingredientes altamente selecionados, são preparados e congelados na fábrica e enviados para as franquias, obedecendo normas de higiene e qualidade.

Em 2002 a empresa já era líder no segmento de cafeteria, contando com mais de 400 lojas espalhas em 14 estados do Brasil. Outros produtos foram adicionados ao cardápio, como o Panini - um pão de queijo prensado na hora, feito de queijo e presunto.

Em 2007 foi líder em faturamento, entre 10 franquias de cafeteria e confeitaria do país, recebendo duas vezes o prêmio de franquia 5 estrelas pela pesquisa As Melhores Franquias do Brasil, feita pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. No mesmo ano, foi escolhida pelo consumidor como a melhor rede de cafeteria do Brasil. No ano seguinte, criou um projeto que traria mais sofisticação às lojas. Desenvolveram uma decoração de luxo - com pastilhas verdes e um balcão com iluminação que destacava os móveis de madeira - que hoje é usada em todas as lojas.

Hoje, com mais de 40 anos de fundada, a Casa do Pão de Queijo conta com uma rede de mais de 450 lojas espalhadas por todo o Brasil, sendo o Sudeste a região que representa seu maior mercado, com 317 lojas. São vendidos anualmente 30 milhões de pães de queijo e o faturamento é em torno de 230 milhões. Ainda conta com pontos de vendas em universidades, hospitais, livrarias, aeroportos, rodovias, locadoras e magazines.

Todo esse sucesso é atribuído principalmente ao comprometimento em oferecer produtos exclusivos e excelência no atendimento, que garantem a credibilidade junto aos clientes. A história da Casa do Pão de Queijo prova que a oportunidade de um bom negócio pode estar em uma simples receita de família e uma boa visão empreendedora.

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