Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais

Diminuindo riscos, gerando certezas!



LOPES

No mercado imobiliário brasileiro, em que a maioria das vendas dos lançamentos é realizada antes da conclusão das obras, a credibilidade das empresas envolvidas é elemento essencial para o sucesso do empreendimento. O nome Lopes acumula mais de 70 anos de experiência nesse mercado e é “A MARCA” de grande prestígio e credibilidade no ramo de intermediação imobiliária em que atua. Se há uma palavra que melhor define o perfil da Lopes, essa palavra com certeza é PIONEIRISMO.

A trajetória da Lopes inicia-se com seu fundador, Francisco Lopes, que na época atuou como pessoa física intermediando na compra e venda de imóveis em São Paulo. Suas atividades começaram em 1935, numa pequena sala comercial no centro da cidade. A história da empresa acompanha o desenvolvimento do principal centro financeiro do país: a grande São Paulo. A Lopes entendeu rapidamente que a cidade da época necessitava de um assessoramento técnico imobiliário à altura de seu rápido crescimento. Até aquele momento, o corretor de imóveis era um profissional que conhecia muito pouco a respeito dos produtos que vendia e as reais necessidades dos clientes atendidos. Um dos primeiros lançamentos de edifícios na cidade em forma de condomínio foi intermediado pela Lopes.

A inovação e a ousadia das estratégias da empresa a colocaram em lugar de destaque no mercado imobiliário. A Lopes foi uma das empresas pioneiras na utilização de divulgação de empreendimentos por meio da televisão, já na década de 50. Outra novidade trazida pela empresa foi a utilização de novas ferramentas de vendas, inovando ao estruturar os pontos de venda nos próprios locais dos empreendimentos, com apresentação de maquetes e catálogos especializados. Nesse período, a Lopes criou a marca figurativa em forma de coração, que permanece forte até hoje.

Nas décadas de 80 e 90 a empresa atuou com bastante representatividade na expansão dos pólos comerciais mais importantes da cidade de São Paulo: a Avenida Paulista, a Faria Lima, a Marginal Pinheiros e a Berrini. Responsável pela comercialização dos primeiros empreendimentos desses pólos, a Lopes assumiu a liderança em termos de desempenho de vendas de unidades comercializadas antes da construção dos edifícios. Na seqüência, a Lopes se destacou na formatação de conceitos consagrados no mercado imobiliário: foi a primeira a comercializar flats e empreendimentos residenciais com infra-estrutura de serviços (Condomínio Club), além de implementar produtos modernos, como duplex, dentre outros.

Aos poucos o negócio se consolidou no mercado como símbolo de vanguarda em sua área de atuação, seja descobrindo novas tendências, seja aperfeiçoando e reciclando seus métodos de trabalho. A filosofia que sempre guiou os passos da empresa explica o fato de a Lopes ser hoje referência de profissionalismo e sucesso no segmento de consultoria de imóveis: “Nenhuma empresa pode se considerar grande, bem-sucedida ou experiente o bastante quando o assunto é a busca de maior aprendizado e aprimoramento, mantendo os olhos voltados para o futuro e os novos desafios”.

A empresa tem como foco permanente estender suas atividades para outras regiões do Brasil cujos mercados imobiliários apresentem potencial de crescimento e cuja rentabilidade corresponda às expectativas estratégicas e financeiras da Lopes. Está estratégia contribui para o contínuo ganho de escala de operações, além de visar reduzir os riscos operacionais, uma vez que a Lopes fica menos exposta às volatilidades específicas de uma determinada região. Seu mais recente plano de expansão teve início em julho de 2006, com as operações do escritório no Rio de Janeiro. Em 2007, a companhia deu força ao movimento de expansão e consolidou sua liderança nos cinco maiores mercados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, região metropolitana de Campinas e região Sul. A principal forma de crescimento foi através da aquisição de empresas que já atuavam no mercado local de intermediação imobiliária. Hoje está presente em 10 estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Pará e no Distrito Federal.

A Companhia possui atualmente mais de 4.700 corretores autônomos, que acredita ser a maior equipe do mercado imobiliário Brasileiro, atuando em mais de 430 pontos de venda localizados, temporariamente, onde são ou serão construídos os lançamentos imobiliários comercializados pela Lopes. Abrange a prestação de serviços a incorporadores, compradores e vendedores de imóveis, nos mercados de alto-padrão, médio-padrão e padrão-popular. Aos incorporadores, também presta serviços de consultoria em todo o processo de incorporação, da compra à elaboração da estratégia de marketing. A Lopes atua ainda no mercado de revenda de imóveis de terceiros e locação. A principal fonte de receita da Lopes provém das comissões recebidas pela intermediação da venda em lançamentos imobiliários e de loteamentos, o que inclui também a consultoria na concepção e desenvolvimento de tais lançamentos, e na revenda de imóveis de terceiros. As comissões incidem sobre o valor total da venda e são pagas pelo cliente-comprador do imóvel, exceto em alguns casos de lançamentos imobiliários, quando é possível que tais comissões sejam, excepcionalmente, pagas pelo cliente-incorporador.

O forte prestígio e reconhecimento da marca garantiram significativas recompensas. A Lopes conquistou seu primeiro troféu do Prêmio Top Imobiliário, da Embraesp, na década de 90 e desde então tem sido premiada como primeira no ranking de empresas vendedoras. Por cinco anos consecutivos foi vencedora do Prêmio Performance, também da Embraesp.

Topo