Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais

Diminuindo riscos, gerando certezas!



SPOLETO

Diversificação e inovação são as duas grandes apostas do grupo Spoleto. Líderes absolutos de mercado quando o assunto é culinária italiana, a rede, em apenas oito anos de existência, ganhou um público fiel e se destacou no mercado. Para se diferenciar dos concorrentes, a Spoleto desenvolveu um conceito inovador: customização do prato, interatividade com o cliente, refeições rápidas e saudáveis. Nos restaurantes Spoleto, o cliente escolhe a massa e cada um dos ingredientes. Do outro lado do balcão, o Chef atende ao cliente com arte, transformando esse atendimento em um verdadeiro show culinário. O restaurante ganha notoriedade em meio ao atendimento padronizado das praças de alimentação.

A história do Spoleto começa em 1992, com a sociedade dos amigos Eduardo Ourivio e Mário Chady para a abertura do Guilhermina Café no Leblon. Com o sucesso deste primeiro restaurante, surgiram Guilhermina Cafés no Rio Sul e no Centro, que abriram caminho para outros projetos bem-sucedidos: um restaurante a quilo, um buffet para empresas e um centro gastronômico com seis lojas compartilhando um espaço amplo e agradável.

Após 8 anos atuando juntos no ramo, enxergaram uma demanda latente por parte das pessoas que se alimentam fora de casa: velocidade de um fast-food com a qualidade de restaurante e a escolha do prato pelo cliente. Mário e Eduardo decidiram vender suas participações em todas os negócios que estavam envolvidos. Fruto de todos os erros e acertos das experiências anteriores criaram o Spoleto.

O primeiro restaurante Spoleto foi aberto em 1999 na Zona Norte do Rio de Janeiro. A sua proposta inovadora de oferecer um "Restaurante de culinária italiana, rápido e saudável como você quer” garantiu um rápido aumento do número de clientes. Após dois anos estudando e aprimorando o restaurante, Eduardo e Mário se dedicaram a um novo desafio: levar este modo diferenciado de refeição a mais pessoas, através do sistema de franchising.

A ousadia da dupla de empreendedores deu tão certo que um ano depois do início das operações e já estruturada no formato de franquia, a rede já contava com 14 lojas abertas, dobrando este número em 2001. Hoje conta com 162 lojas abertas e 184 lojas assinadas no Brasil, 7 no México e 5 na Espanha. Além da Spoleto Franchising, os empreendedores possuem uma operação de importação e fabricação própria de massas e molhos em sociedade com um dos maiores especialistas italianos no ramo.

A busca contínua de aperfeiçoamento em gestão e processos de venda, o foco nas pessoas e a originalidade do serviço são os principais diferenciais da marca. Embora o investimento em mídias televisivas e externas seja usado na divulgação, é no ponto de venda que a empresa mantém a estratégia de marketing de relacionamento. Já que é na loja (e nos arredores) que o cliente toma a decisão de compra. Os franqueados e gerentes estão à frente das lojas, indo às mesas e cuidando para que todos os processos garantam a satisfação total do cliente. O Spoleto investe no relacionamento com o cliente como forma de fidelizá-lo. Em várias épocas do ano, como dia das mães, lança promoções que presenteiam seus clientes.

Com o lema “Satisfação em servir felicidade”, a rede de restaurantes Spoleto está ganhando o Brasil e o mundo, já que a expansão internacional é uma realidade. No momento em que diversas redes brasileiras estão ensaiando os primeiros passos no exterior, as lojas internacionais já resultaram no faturamento de R$ 1,5 milhões em 2007. Em seu percurso, o Spoleto conquistou os prêmios Abrasce e Alshop, o Selo de Qualidade da Associação Brasileira de Franquias - ABF, além de ter sido selecionado como empreendedor Endeavor.

Em um mundo onde a globalização venceu fronteiras, o improvável pode se tornar sinônimo de sucesso: brasileiros vendendo massas na Itália. Acreditando que a importância não está tanto no que se vende, mas como se vende, o próximo passo é levar a rede à Itália. O conceito de apresentação é uma exclusividade brasileira. Esse fato afasta o medo da concorrência e, ao contrário do esperado, a empresa não tem encontrado resistência para sua entrada no mercado Italiano. Aos poucos o jeitinho brasileiro de fazer e vender massas está conquistando o paladar de novos clientes por todo o mundo.

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