5àSec7-ElevenAmazonAmericanasAppleArnoAssolanAvonBerkshire HathawayBombrilBompreçoBonaparteBradescoCVC TurismoCasas BahiaCasas do Pão de QueijoCia. HeringCoca-ColaComputer ToysDellDunkin DonutsEstrelaFM PneusFlores OnlineFrevoGeneral ElectricGolGoogleH.SternHPHabib´sHerbalifeKasinskiKoni StoreLivraria CulturaLopesMagazine LuizaMarisaMicrosoftMoldura MinutoMotriz EJ Mundo VerdeO BoticárioOptoOrange County ChoppersPerdigãoPizza HutPolymarPremiattoPão de AçucarRennerRi HappyRotovicSadiaSonySpoletoStarbucksStefaniniTAMTOTVSTiffany & CoTok&StokToyotaWAL-MARTWOW!XeroxYour Office
OPTO
Para chegar ao sucesso de qualquer empreendimento, é preciso entender que apenas uma boa idéia não basta. Para resultar numa invenção capaz de gerar lucro, ela precisa ser um agente de transformação na vida do seu público de interesse. A Opto Eletrônica, especialista em produtos ópticos para o setor aeroespacial e para área medica, vende tecnologia baseada na produção de conhecimentos. O grande desafio da empresa é justamente fazer com que as descobertas dos seus cientistas se transformem rapidamente em produtos com boas margens de lucro e larga aplicabilidade no mercado. Para isso aposta num diferencial: funcionários com altíssima qualidade intelectual. A Opto é hoje uma das principais manifestações do que o esforço concentrado em educação é capaz de fazer para o desenvolvimento de um negócio bem sucedido.
A Opto Eletrônica surgiu num ambiente bastante favorável ao seu crescimento: a cidade de São Carlos, no interior se São Paulo. A região tem uma grande concentração de centros universitários e pesquisadores e é considerada a capital da tecnologia para atrair investimentos. O melhor da história é que muitas vezes o conhecimento produzido por alunos e professores universitários transpõe os muros das escolas e se transformam em novas empresas, como é o caso da Opto. O negócio nasceu em 1986, a partir da concretização de um sonho de seus fundadores, na época pesquisadores e técnicos do Instituto de Física do Campus da USP em São Carlos. A Opto surgiu modelada como uma empresa moderna e, acima de tudo, compromissada com os ideais de desenvolver alta tecnologia no Brasil. Com o objetivo de produzir no país o primeiro laser em escala industrial, a Opto já se aprofundava nas diversas áreas de atuação dos dias de hoje, tais como: óptica de precisão, filmes finos especiais, aplicações médicas e industriais a laser, entre outros.
Logo no início das suas atividades, lançou o primeiro leitor de códigos de barra para uso em supermercados e cuja tecnologia foi vendida para a Itautec. Todos os recursos obtidos foram aplicados na empresa. A partir daí o contínuo investimento em inovação e atuação em novos mercados levou a Opto a introduzir pioneiramente diversas tecnologias em todos os seus segmentos de atuação. O constante aprimoramento dos produtos e expansão de suas utilidades é o principal fator de competitividade da Opto, isto é, como ela desenvolve e fabrica seus produtos, é capaz de fazer alterações, melhorias e adaptações visando a correta adequação ao mercado. Trata-se de um moderno e precioso modelo do marketing voltado para as demandas e exigências dos seus clientes.
Com a experiência adquirida na exportação de refletores odontológicos para praticamente o mundo todo e com a Opto-USA, braço da Opto nos Estados Unidos, a Opto estruturou em 2002 sua rede de exportações de produtos oftalmológicos para a América Latina, com a Opto-LA, e estabeleceu em 2003 uma parceria com a empresa EyeP Pty Ltd para exportar para a Europa e Ásia. Dessa parceria nasceu a Opto-Global para explorar os mercados do mundo todo com os equipamentos médicos oftalmológicos produzidos aqui no Brasil. Ganhar mercados em outros países não apenas amplia as vendas e justifica financeiramente os investimentos que a Opto tem feito em novos produtos, mas também faz com que os produtos tenham cada vez mais padrões internacionais de qualidade e desempenho. Os desafios de vender um equipamento a laser para cirurgia oftálmica, por exemplo, em um mercado exigente como o Europeu faz com que toda empresa se transforme em busca da excelência. Desde a sua fundação em 1986, a Opto tem trabalhado na implementação de procedimentos e normas para garantir a conformidade com os mais altos padrões de qualidade.
A direção acredita que, mais do que de prédios e máquinas, uma empresa é constituída das pessoas que nela colaboram: "Com recursos pode-se construir um prédio idêntico ao da empresa e colocar nele exatamente as mesmas máquinas e equipamentos, mas ainda assim não se terá conseguido produzir uma Opto, pois as pessoas fazem a diferença". A empresa também aposta numa cultura aberta no ambiente de trabalho para solucionar os problemas. Muitas das pesquisas são realizadas numa grande área comum, onde profissionais de diferentes áreas trocam experiências, aumentando consideravelmente a produtividade.