5àSec7-ElevenAmazonAmericanasAppleArnoAssolanAvonBerkshire HathawayBombrilBompreçoBonaparteBradescoCVC TurismoCasas BahiaCasas do Pão de QueijoCia. HeringCoca-ColaComputer ToysDellDunkin DonutsEstrelaFM PneusFlores OnlineFrevoGeneral ElectricGolGoogleH.SternHPHabib´sHerbalifeKasinskiKoni StoreLivraria CulturaLopesMagazine LuizaMarisaMicrosoftMoldura MinutoMotriz EJ Mundo VerdeO BoticárioOptoOrange County ChoppersPerdigãoPizza HutPolymarPremiattoPão de AçucarRennerRi HappyRotovicSadiaSonySpoletoStarbucksStefaniniTAMTOTVSTiffany & CoTok&StokToyotaWAL-MARTWOW!XeroxYour Office
STEFANINI
Desde a sua inauguração, há 20 anos, a história da Stefanini IT Solutions, uma das maiores empresas nacionais prestadora de serviços de tecnologia da informação, retrata o espírito empreendedor de seu fundador e atual presidente, Marco Antônio Stefanini. Quem diria que um geólogo formado iria enveredar por um caminho totalmente diferente e se tornar um grande empresário da área de TI? Marco Stefanini não só mudou o rumo da sua carreira, como também transformou uma pequena empresa de análise de sistemas na primeira multinacional brasileira do setor.
Só depois de se decepcionar com a prática da profissão de geólogo, Marco Stefanini iniciou sua carreira na área de informática como trainee num programa de analistas de sistemas do Bradesco. No banco, na Engesa e em outras empresas de destaque nas quais trabalhou, o executivo adquiriu conhecimentos que lhe permitiram descobrir sua verdadeira vocação. Em 1987, a empresa deu início a suas atividades no próprio escritório da casa de Marco. Na década de 90, acompanhando a tendência de terceirização do Plano Collor, a Stefanini além de treinar analistas, passou a desenvolver projetos de sistemas para empresas. O negócio teve uma rápida e contínua expansão devido ao reconhecimento do mercado aos seus princípios de profissionalismo, ética e busca incessante pela qualidade. Em 1993 a Stefanini já faturava o seu primeiro milhão de dólares.
O ano de 1995 marcou o início da expansão nacional, com abertura de filiais em Campinas, Curitiba e Porto Alegre. A partir daí a empresa se espalhou por todo o Brasil, apostando na estratégia de crescer também fora dos grandes centros do mercado de tecnologia brasileiro. À frente da empresa, Marco Stefanini driblou as crises e planos econômicos dos últimos anos, disputando o mercado com gigantes multinacionais, sempre com uma visão antecipada dos negócios. Graças a isso, detectou nichos e adquiriu profissionais tops de linha que proporcionaram a empresa mais crescimento e expansão tanto no Brasil como no exterior. Repetindo a receita de sucesso do crescimento interno, montou, em 1996, uma filial na Argentina, seguida de várias outras em países como: México, Estados Unidos, Chile, Espanha e Itália. Atualmente está presente em 14 países como uma multinacional muito bem conceituada.
A necessidade das corporações, de fazer da tecnologia uma ferramenta de lucratividade e garantir o retorno dos investimentos realizados, colocam os produtores de aplicações diante de um enorme desafio: desenvolver soluções que contemplem, com a máxima aderência, as necessidades de cada usuário. Isso exige nível de capacitação cada vez maior – conceito que implica não apenas domínio da tecnologia, mas dos processos de negócio que vão determinar a escolha da melhor solução. Nesse contexto, o CMM (Capability Maturity Model), espécie de ISO da área de tecnologia, definitivamente virou o grande sonho de consumo de qualquer empresa de software disposta a ganhar projeção internacional. A Stefanini IT Solutions foi a primeira no Brasil e 30ª no mundo a conquistar o CMM nível 5 (maior nível de especialização e abrangência de processos existente) no ano de 2002. A empresa orgulha-se do feito e o vê como uma demonstração de que a capacidade empresarial e técnica do nosso país podem ser comparadas às dos gigantes mundiais da indústria de software.
Com uma visão diferenciada sobre a prestação de serviços que, entre outros princípios, valoriza ao máximo o respeito e o cuidado com o ser humano, Marco Stefanini define a companhia como uma “empresa de relacionamento”. Como mais uma prova de pioneirismo e espírito empresarial, o executivo está comprometido com os problemas sociais brasileiros, criando mercado de trabalho para jovens carentes através do Instituto Stefanini e disseminando o conceito de responsabilidade social empresarial, através da parceria com o Instituto Ethos. Com essa postura, a empresa assumiu uma posição de destaque, sendo reconhecida por seus colaboradores, parceiros, clientes e pelo mercado, através de prêmios e homenagens.