5àSec7-ElevenAmazonAmericanasAppleArnoAssolanAvonBerkshire HathawayBombrilBompreçoBonaparteBradescoCVC TurismoCasas BahiaCasas do Pão de QueijoCia. HeringCoca-ColaComputer ToysDellDunkin DonutsEstrelaFM PneusFlores OnlineFrevoGeneral ElectricGolGoogleH.SternHPHabib´sHerbalifeKasinskiKoni StoreLivraria CulturaLopesMagazine LuizaMarisaMicrosoftMoldura MinutoMotriz EJ Mundo VerdeO BoticárioOptoOrange County ChoppersPerdigãoPizza HutPolymarPremiattoPão de AçucarRennerRi HappyRotovicSadiaSonySpoletoStarbucksStefaniniTAMTOTVSTiffany & CoTok&StokToyotaWAL-MARTWOW!XeroxYour Office
KASINSKI
O mercado de motos anda agitado e com um crescimento fora do normal. Além das marcas tradicionais, hoje vemos várias outras que estão tentando encontrar seu espaço. Uma delas é a Kasinski, que se tornou pioneira e lançou motos únicas em determinados segmentos do mercado. Abraham Kasinski, fundador e presidente da empresa, revelou o Brasil para o mundo e enriqueceu sem perder a humanidade. Aos 90 anos, ativo em sua fábrica de motocicletas, tornou-se uma lenda viva do mundo dos negócios.
O empresário Abraham Kasinski sempre se dedicou a empreendimentos de grande sucesso. Nascido em 11 de julho de 1917, na capital paulista, Kasinski foi o caçula de quatro filhos de um casal de imigrantes russos. Criado na loja de autopeças do pai - que ele garante ter sido a primeira do Brasil - sua paixão por veículos e peças começou cedo. Precoce, ele aumentou a idade em dois anos para poder cursar a faculdade de economia.
Em 1951, Abraham Kasinski percebeu que a empresa fundada pelo seu falecido pai estaria com os dias contados se continuasse dependendo de produtos importados. Foi então que convenceu um dos irmãos a investir numa fábrica e com ele criou a Cofap. A empresa, que era 100% nacional, fabricava e comercializava componentes de valor agregado para o mercado automotivo. No início dos anos 90, a Cofap chegou a empregar 18 mil trabalhadores e exportar para 97 países, com faturamento anual de US$ 1 bilhão. Com isso, a empresa tornou-se, na época, a maior da América Latina no setor de autopeças.
Kasinski permaneceu na Cofap até 1997, quando vendeu a sua participação acionária por US$ 25 milhões. Quando abriu mão da Cofap, aos 80 anos, Abraham Kasinski tentou descansar um pouco e se desligar da vida empresarial. Mas a vocação e a vontade de voltar ao mundo dos negócios foram mais fortes. Ele partiu para um novo empreendimento: a Kasinski Fábrica de Veículos, inaugurada em 1999. Com uma fábrica localizada no Pólo Industrial de Manaus, a empresa começou suas operações produzindo motocicletas a preços baixos, não demorando muito para conquistar fatia significativa do mercado.
Todos os esforços da nova empresa passaram a ser orientados para produção, marketing e comercialização de produtos de pequena e média potência, voltados especialmente para o público que tem a motocicleta como seu veículo de transporte. Outro diferencial da empresa foi estabelecido com o Consórcio Nacional Kasinski que, desde 1999, tem como objetivo apoiar o faturamento da fábrica através da venda de cotas de consórcio. No ano de 2001, a empresa introduziu no mercado o Motokar: um triciclo que era o transporte ideal para fazer entregas urbanas com um gasto de gasolina inexpressivo.
A Kasinski rapidamente entrou num processo de crescimento nacional, oferecendo motocicletas para as diversas categorias do mercado, primando sempre pela qualidade e excelência. Os produtos da empresa são produzidos com altos critérios de qualidade, valorizando design, boa relação custo-benefício e adaptação ao gosto do brasileiro. A Kasinski monta motos em território nacional, porém, os projetos e a tecnologia são de fabricantes mundialmente consagrados, como a Hyosung, fábrica coreana que comercializa seus produtos em todo o mundo. Inclusive o motor das motos da Kasinski é rico em tecnologia de ponta devido a um acordo entre a Hyosung e a japonesa Suzuki.
A preocupação da empresa com o outro não se reflete só na vontade de fazer produtos mais populares. Abraham Kasinski comanda uma Fundação que também leva o seu nome. A Fundação Abraham Kasinski, criada em 1993, é uma entidade privada, sem fins lucrativos e tem como missão promover o desenvolvimento humano através da educação, capacitação profissional, educação ambiental, cultura e lazer, na expectativa de despertar o indivíduo para o exercício da cidadania. A ONG administra atualmente o Colégio Barão de Mauá, o Centro Técnico de Pesquisa Biológica, ambos em São Paulo, e o Parque Florestal Quedas do Rio Bonito, em Lavras - MG.
Reconhecido no mercado como grande empresário, Abraham Kasinski foi premiado inúmeras vezes. Entre os títulos mais recentes estão o Prêmio Duas Rodas 2003, que ganhou nas categorias Empresário do Ano e Melhor Campanha Publicitária (filme em que andava em um globo da morte com uma moto Kasinski). Além de empresário, ele também realiza outras atividades. Desde 1971 é delegado da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), além de ser membro do Conselho Superior de Comércio Exterior desde 1987. Em 1989, assumiu também a presidência do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI).
De acordo com dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), a indústria de motocicletas registrou um aumento de 27,3% em todo o país durante os primeiros nove meses de 2007, enquanto que a Kasinski obteve crescimento de 92,4% nas vendas durante o mesmo período. A empresa está se firmando no mercado nacional e ampliando de forma numerosa sua rede de concessionários em todo o Brasil. Desde 1999, quando foi fundada, a Kasinski dobrou seu market share de 0,9% para 1,8% e lidera o segmento de scooters no Brasil.
Acompanhando a demanda do mercado, a empresa conta com uma ampla rede de distribuição em todo o território brasileiro, além de uma sólida estrutura física, englobando a fábrica no Pólo Industrial de Manaus - com 18.000 m² de área; o show room e o escritório central, em São Paulo, que, seguindo as necessidades de crescimento da empresa, estão sendo realocados para um novo endereço, na Via Anchieta. Contando com mais de 70 pontos de venda em todo o país, a Kasinski está expandindo o número de revendas com critério, procurando parcerias de longo prazo para assim consolidar a marca em todo o Brasil.
Com nove décadas de vida, Abraham Kasinski esbanja a disposição de um iniciante no meio empresarial. O empresário há muito tempo conquistou plenas condições financeiras de se aposentar com um alto padrão de vida, porém passa várias horas por dia no escritório em São Paulo e, nos fins de semana, respira trabalho. Liga para a casa dos funcionários e chama os assessores para discutir os rumos do seu negócio. Hoje, a Kasinski atua no ramo de motocicletas em diversos segmentos, oferecendo desde linhas econômicas de baixa cilindrada até motos de grande porte, esportivas, custom, utilitárias, num mix completo de produtos.