Sua empresa sabe quanto custa um conflito?

Conflitos são normais e podem ocorrer em qualquer empresa. As empresas, por sua vez, precisam ficar atentas para percebê-los e tomar atitudes contra eles. Por menores que sejam, os conflitos podem resultar em grandes prejuízos, tanto para os funcionários quanto para as companhias. Faça este teste e descubra se em sua empresa existe a propensão de ter conflitos, que públicos estão mais propensos e quais são as principais medidas que a empresa pode tomar para lidar com esta realidade....

1. Quando um profissional deixa sua empresa, geralmente:
Faça uma seleção. Ele foi demitido por justa causa.
Foi demitido sem motivos de força maior ou por contenção de gastos, por exemplo.
A rotatividade dos funcionários é normal, devido ao seu tipo de negócio.
Nunca ninguém é demitido, mesmo que não faça um bom trabalho.
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2. Quando alguém pede demissão de sua empresa, é porque:
Não se dá bem com o chefe ou com os colegas de trabalho.
Recebeu uma proposta de trabalho mais viável para as suas necessidades.
Não vê perspectivas de crescimento profissional na empresa.
Dificilmente alguém pede demissão em sua empresa.

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3. Ex-funcionários entram em processos trabalhistas contra a empresa?
Sempre.
Às vezes.
Raramente.
Nunca.

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4. No dia-a-dia da empresa, geralmente:.
As pessoas fazem hora extra mesmo sabendo que não serão remuneradas.
Todas as horas extras são remuneradas, desde que previamente solicitadas e aprovadas pelo superior.
Os funcionários sempre se recusam a ficar horas a mais na empresa.
Alguns aceitam, outros não, dependendo do diálogo entre eles e o superior.

Faça uma seleção.

ça uma seleção.aça uma seleção.Faça uma seleção5. Como funciona a comunicação em sua empresa?
Há comunicação apenas entre os setores que, devido às necessidades do trabalho, precisam trocar informações.

As áreas da empresa são totalmente isoladas e por isso não existe comunicação entre elas.

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Faça uma seleção.6. Como os funcionários expressam a opinião no ambiente interno da empresa?
A única forma de dar idéias é na “caixa de sugestões”.
As novas idéias de funcionamento da empresa e do trabalho são ditas em reuniões semanais/mensais, realizadas entre todos os funcionários.
As decisões são tomadas de cima para baixo, sem levar em conta a opinião da base.
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7. Você caracteriza a diretoria da empresa como:
Autoritária.
Participativa e democrática apenas nos processos internos.
Sem iniciativa.
Participativa internamente e de olho no que está acontecendo no mercado em geral.

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uma seleção.a uma seleção.Faça uma seleção. 8. Já a gerência, você classifica como:

Transmite à diretoria, com exatidão, o cotidiano da equipe, busca melhorias pensando localmente e agindo com foco no mercado: se a empresa crescer, todos crescem.
Não passa a realidade da situação de sua equipe por temer ser demitida.
Sem atitude. Várias vezes os funcionários passam por cima do gerente e falam diretamente com seus superiores sobre suas percepções pessoais.

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Faça uma seleção.Faça uma seleção. 9. Com que freqüência você observa atitudes incoerentes por parte de quem está na liderança? (Pessoas que propõem uma filosofia e tem atitudes contrárias como, por exemplo, propor a economia de impressões e ao mesmo tempo exigir relatórios de 30 páginas todas as semanas).
Sempre.
Às Vezes.
Raramente.
Nunca.

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aça uma seleção.Faça uma seleção.10. Quando ocorre algum conflito ou crise na empresa, qual é a primeira atitude tomada pela liderança?
Ninguém fala sobre o assunto e todos fingem que nada está acontecendo.
Imediatamente é explicado a todos o que está acontecendo, mas ninguém propõe uma solução para amenizar o problema.


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11. Quando o conflito foge do controle e do gerenciamento interno, a empresa recorre:
À conciliação: procura fazer com que os envolvidos no conflito entrem em um acordo.
À arbitragem: demite um dos culpados para evitar mais problemas.mas ninguém propõe uma solução para amenizar o problema.
Ao litígio: espera que o colaborador entre na justiça para resolver a questão.
À mediação: recorre a um consultor que possa interferir no problema e tomar atitudes para revertê-lo.

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12. Em sua opinião, mediar conflitos significa:
Esclarecer os motivos que o geraram e resolver as causas.
Remanejar equipes e pessoas que não estão se dando bem.
Deixar esfriar, pois o tempo passa e as pessoas acabam esquecendo.
Criar na empresa uma filosofia de gestão de paz, para prevenir conflitos.

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