Instruções de uso
Para saber qual a amostra necessária em uma pesquisa com amostragem aleatória simples sobre variáveis categóricas deve-se saber os conceitos que se seguem.
Amostra aleatória simples é aquela na qual todos os elementos têm a mesma probabilidade de serem selecionados. Uma amostra desse tipo pode ser obtida, por exemplo, através do sorteio dos elementos.
Variáveis categoricas são aquelas medidas em uma escala nominal ou ordinal. Exemplos de variáveis categoricas são sexo (masculino/feminino), cidade (Fortaleza, Maceió, Aracaju, Salvador...), cor (azul, amarelo, vermelho...). Variáveis numéricas, como idade ou renda, não são categóricas.
Como preencher:
Erro amostral: é a diferença entre o valor estimado pela pesquisa e o verdadeiro valor. Digamos que em uma situação existem efetivamente 10% de turistas franceses. Se a pesquisa estimar que existem 12% de franceses o erro amostral é de 2% (12%-10%=2%). Na caixa de texto você deve indicar qual o erro amostral máximo admitido pela pesquisa. Em geral esse valor é definido pelo próprio pesquisador. Freqüentemente o valor definido é 5%.
Margem de confiança: é a probabilidade de que o erro amostral efetivo seja menor do que o erro amostral admitido pela pesquisa. Se você definiu um erro amostral de 5%, o nível de confiança indica a probabilidade de que o erro cometido pela pesquisa não exceda 5%. Freqüentemente a margem de confiança utilizada nas pesquisas é de 95%.
População: é o número de elementos existentes no universo da pesquisa. Se a pesquisa é sobre todos os turistas em Fortaleza, a população é o número de turistas que visitam a cidade. Se o pesquisador não conhece o número exato de elementos da população, ele deve ser cauteloso e indicar um número grande o suficiente para que a população efetiva não seja maior. Se o número de elementos do universo está entre 1.000 e 1.500, o pesquisador deve indicar 1.500 para obter uma estimativa segura. Se não houver nenhuma informação sobre seu tamanho, use a opção População Infinita.
Proporção de sucesso: como você está trabalhando com variáveis categoricas, provavelmente você está buscando um resultado que indique qual é o percentual de elementos com uma dada característica. Você quer saber, por exemplo, qual é o percentual de franceses no total de turistas que visitam Fortaleza. Se você tiver alguma informação que indique que esse percentual certamente não passa de um determinado valor, isso pode ajudar a reduzir o tamanho da amostra necessária para a pesquisa. Se for seguro afirmar que, por exemplo, o percentual de franceses não é maior que 20%, então insira 20% no campo proporção de sucesso. Caso você desconheça esse valor insira o percentual correspondente a 50%.