Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais

Diminuindo riscos, gerando certezas!



MOLDURA MINUTO

A Moldura Minuto é uma empresa que, desde seu início, esteve preocupada com a satisfação de seus clientes. Surgiu na intenção de suprir uma necessidade das pessoas que buscavam trabalhos de emolduramento: agilidade no serviço. Também de maneira rápida, foi conseguindo se fixar no mercado e hoje em dia possui um crescimento de 50% ao ano. Com uma forte rede de franqueados, ela já conta com 32 lojas e pretende aumentar esse número para 50. Antonio Carlos Viegas Filho garante o sucesso de seu empreendimento conseguindo perceber e aplicar ao seu negócio os desejos do seu público, mas acima de tudo, mantendo sempre uma imagem de marca atualizada e comprometida com a qualidade de seus serviços.

dentista Antonio Carlos Viegas Filho viveu por um período em Portugal, onde trabalhou exercendo sua profissão. Aos 27 anos, voltando para o Brasil com muitos pôsteres e gravuras na bagagem, precisava de algo para protegê-los. Procurou, então, um serviço de emolduramento. Com muita surpresa, recebeu da maioria das lojas que procurou um pedido de 15 dias para que fosse entregue o serviço. Diante dessa situação adversa, Antonio pôde perceber uma grande oportunidade. Ele já sabia como a rapidez no serviço prestado poderia ser um diferencial positivo para qualquer empresa. Mas com essa experiência vivida, notou como a agilidade na atividade de emolduramento poderia gerar bons frutos. E apostou.

A partir daí, lembrou-se de ter conhecido o conceito Moldura Minuto em Portugal e resolveu trazê-lo para o Brasil. A possibilidade de ter suas imagens emolduradas em 1 hora, diante de uma concorrência que pedia semanas como prazo, faria com que os clientes percebessem o diferencial do seu negócio, além de poder fixar fortemente sua marca como pioneira nesse serviço.

Antonio começou a nacionalizar o conceito e a marca Moldura Minuto em julho de 1999, quando abriu sua primeira unidade. No início, ele próprio trabalhava em seu empreendimento como emoldurador, juntamente com sua esposa, que o ajudava cuidando das vendas. Eles contavam ainda com dois funcionários: outro emoldurador e outra vendedora. Assim, Antonio continuou a escrever sua história de sucesso, e, no ano de 2000, abriu sua segunda unidade própria e conquistou sua primeira loja franqueada. A partir daí, ele ficou responsável pelo gerenciamento de uma unidade, enquanto que sua esposa preocupava-se com o andamento da outra loja.

Tanto Antonio quanto sua própria esposa não faziam idéia do crescimento que estava por vir. Já em 2001, conquistaram sua terceira unidade própria e passaram a contar com mais 3 franquias. Sabendo aproveitar cada oportunidade que se colocava à sua frente, Antonio viu seu empreendimento, já em junho de 2007, com um quadro que contabilizava 4 lojas próprias, com possibilidade de expansão para mais 3 até 2009. Em relação às franquias, nesse mesmo período, já se somavam 32, e estima-se que mais 18 sejam implementadas até 2009. Com o crescimento da sua rede de franqueados, Antonio e sua esposa foram forçosamente afastados da atividade de que eles mais gostavam: o contato direto com os clientes.

Para manter o sucesso do seu empreendimento, em um país cujos terremotos ocorrem com freqüência não na natureza, mas sim na economia - e com epicentro nas pequenas empresas - desde o início, a Moldura Minuto demonstrou conhecer bem a máxima cliente satisfeito é cliente fiel. Em suas atividades, procurou manter uma imagem institucional preocupada com o bom atendimento e com a qualidade nos serviços, despendendo, para isso, um grande quantitativo financeiro em infra-estrutura e processos. A preocupação em proporcionar um atendimento personalizado aos clientes, fazendo uso do que há de mais moderno em tecnologia - em todas as etapas do procedimento de emolduramento - além de vantagens como garantia de até dois anos na moldura e 1 ano de seguro em caso de quebra do vidro, garantiram à empresa a liderança dessa fatia do mercado e a fez conseguir, em menos de 8 anos, estar presente em oito estados brasileiros.

Como já foi dito, Antonio soube aproveitar as muitas oportunidades que apareceram, mas aquilo que o caracteriza ainda mais como um empreendedor de sucesso é a sua capacidade de superar os desafios encontrados. Implantar a primeira loja foi difícil, mas, para Antonio, conseguir fazer com que o público entendesse o que é a marca foi, com toda certeza, uma pedra muito maior pelo caminho. Era preciso definir muito bem o conceito Moldura Minuto no cenário brasileiro, até porque se o seu público-alvo não percebesse com clareza de que se tratava esse novo empreendimento, não seria possível obter sucesso. Apostou, então, em muito mais do que apenas ressaltar a rapidez do serviço. Procurou mostrar que a Moldura Minuto, através de suas molduras e, também, de seu rápido atendimento, valorizava aquilo que o cliente buscava preservar, como ocasiões de alegria. Dessa maneira, a empresa garantia a simpatia de seus clientes.

Todo crescimento traz consigo conseqüências. Várias empresas, diante de um rápido crescimento, já se viram com dificuldades em administrar toda sua rede em um mínimo de tempo possível. Com Antonio não foi diferente. Surgiu, então, a idéia de se criar um sistema operacional e comercial via web, para facilitar a troca de informações entre todas as unidades. Não foi uma tarefa fácil, tendo em vista que foram levados 4 anos para que se concluísse o desenvolvimento, mas foi de grande importância para o acompanhamento do seu negócio, além de agregar à imagem da marca o valor de moderno, de atualizado tecnologicamente. Pois, naquela época, a internet ainda não estava ao alcance de muitas pessoas.

Ter criado uma forte rede de franquias foi outro desafio conquistado pela empresa. Hoje, lojas Moldura Minuto já podem ser encontradas em oito estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas e Maranhão. Dificuldades vividas no passado, com franqueados cujos perfis não condiziam com o posicionamento da empresa, ajudaram na formação da atual equipe coesa de franqueados. Analisando os erros, pode-se definir ao certo qual o perfil desejado para se tornar um empreendedor franqueado Moldura Minuto. Dessa forma, hoje podem contar com uma equipe que prima pela qualidade no atendimento ao cliente, valorizando, assim, a marca Moldura Minuto diante do público. Para auxiliá-los, atualmente conta-se com um suporte "full-time", feito de maneira on-line através do Sistema Avançado de Gestão Informatizada. Além disso, o conceito "Um por todos, todos por um" é difundido e deve nortear as ações de cada pessoa envolvida nesse processo.

Antonio já sabia que muito do êxito do seu negócio se devia ao fato de ele ter acertado no posicionamento da sua marca. Mas ele queria mais. Observador, percebeu como uma vitrine poderia chamar a atenção das pessoas, ao ponto de despenderem algum tempo apenas admirando-a. Foi aí que ele teve a idéia de transformar seus produtos em objetos de desejo, reformulando, há 3 anos, o design de suas lojas e vitrines. Assim, conseguiu fazer com que as pessoas, mesmo não interessadas em comprar molduras, se sentissem motivadas a entrar em suas lojas, apenas para apreciar, tornando os seus produtos mais conhecidos, e, porque não, conferindo-lhes um status de arte. Seu objetivo foi alcançado e desde a reformulação do conceito arquitetônico de suas lojas, a empresa teve o seu faturamento aumentado em 40%.

Inovar é o lema desse negócio. O Espaço Moldura Minuto é um exemplo dessa necessidade constante em oferecer novidades. Como todas as lojas da rede estão situadas em shoppings, inclusive na intenção de que os clientes possam esperar pelo serviço distraindo-se, esse projeto trata da instalação de lojas fora desses ambientes. São lojas de rua que servem como laboratório para todas as franquias. O primeiro Espaço Moldura Minuto surgiu na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo, e contava com uma estrutura de 300 m² voltados para o mercado corporativo e de decoração. Hoje, esse projeto pode ser visitado, também, nas cidades de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, e em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Fazer a marca ser cada vez mais forte, através de uma constante busca por melhoria na competência e dinamismo das pessoas integradas a esse conceito, é a base para serem alcançados os objetivos futuros dessa empresa, que espera ter, até dezembro de 2009, 57 unidades instaladas, sendo 7 delas lojas próprias. Também há a preocupação em se expandir, para as principais capitais do país, o novo conceito Espaço Moldura Minuto, além de novas idéias, como o Moldura Minuto Exclusive e o Moldura Minuto Digital, sendo aquele uma espécie de clube que oferece serviços exclusivos para profissionais de arquitetura, decoração e design de interiores.

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