Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais

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7-ELEVEN

As lojas de conveniência 7-Eleven podem ser encontradas no mundo todo. Ficam abertas 24 horas por dia, sete dias por semana e vendem todos os tipos de alimentos, bebidas e outros produtos de uso corriqueiro. Em 2007 tornou-se a empresa com mais pontos comerciais no mundo, ultrapassando a rede McDonald's. No mesmo ano o ranking Annual Franchise 500, da revista americana Entrepreneur, considerou a rede de lojas de conveniência como a melhor oportunidade de franquia do mercado americano. Essa foi a primeira vez que uma empresa desse setor alcançou o topo.

A empresa, pioneira no ramo de lojas de conveniência, teve início no ano de 1927, com o nome de Southland Ice Company, na cidade de Dallas, Texas. Começou vendendo blocos de gelo para refrigerar alimentos e, aos domingos pela manhã, quando a loja estava fechada, vendia pão, leite e ovos para os empregados das docas de Oak Cliff, Dallas. A idéia foi criada e desenvolvida por Joe P. Thompson, um dos fundadores da empresa. O novo negócio deixou os clientes satisfeitos e incrementou as vendas.

s pequenas padarias e lojas de produtos variados estavam muito presentes na região em que a empresa estava instalada. Em pouco tempo, os donos da Southland Ice descobriram que vender produtos variados, como o pão e o leite, estava sendo mais lucrativo do que o negócio da venda de blocos de gelo. Nascia ali, de forma ainda bastante tímida, o conceito de "Lojas de Conveniência". Não demorou muito para a empresa inaugurar sua primeira loja de conveniência, aberta com o nome de Tote'm Stores.

Pouco mais de uma década depois a rede já contava com 60 lojas na região de Dallas e Fort Worth. Em 1946 passou a chamar-se 7-Eleven, em virtude do horário de funcionamento da loja: das 7h da manhã até 11h da noite, 7 dias por semana. Foi nesta época que todas as suas lojas foram remodeladas e uniformizadas. A 7-Eleven foi a primeira rede de lojas de conveniência a veicular uma campanha publicitária na televisão em 1949. O comercial animado tinha como personagens um galo que representava o "7" (abertura da loja) e uma coruja que representava o "11" (fechamento da loja).

Em 1952 a rede já inaugurava sua centésima loja, abrindo dois anos depois uma loja no estado da Flórida, sendo a primeira fora do estado do Texas. Em 1962, a primeira experiência da 7-Eleven em lojas 24 horas foi em Austin, no Texas. Em 1963, foram estabelecidas lojas 24 horas em Las Vegas, Fort Worth e Dallas. Nessa época a rede contava com mais de mil lojas e começava a operar franquias.

A palavra novidade fazia parte da filosofia da empresa. Lançar tendências se tornou o carro-chefe da pioneira 7-Eleven. Em 1964 introduziu o Coffee-to-go, um café acondicionado em copos para viagem, lançado inicialmente em Long Island, Nova York. Já no ano seguinte lançou em todas as lojas o Slurpee, um refrigerante carbonatado feito a base de gelo moído.

Somente em 1969 a rede começou sua expansão internacional, inaugurando lojas no Canadá. No ano seguinte foi a vez do México ganhar sua primeira loja, além de entrar no mercado europeu, através da Inglaterra e Escócia. No ano de 1974, o Japão, que viria se tornar o maior mercado da rede, ganhou a primeira unidade 7-Eleven. Daí por diante a expansão ocorreu a níveis impressionantes de crescimento no número de lojas espalhadas pelo mundo.

No início da década de 80, introduziu no mercado o famoso Big Gulp (1 litro) em todas as suas lojas, assim como a disponibilidade de máquinas automáticas de saques, as chamadas ATM. Em 1988 o conhecido Oscar Mayer Big Bites Hot Dog foi introduzido ao cardápio das lojas, juntamente com o Double Gulp (2 litros), maior refrigerante do mercado.

No final dos anos 80 a 7-Eleven era um exemplo de empresa bem integrada. Apesar disso, com o tempo, a companhia foi perdendo dinheiro e valor de mercado. A empresa estava à beira da falência e foi salva pela empresa japonesa IYG Holding Company que comprou a companhia em 1991. O CEO Jim Keyes, recém-contratado, percebeu que a empresa poderia fazer menos coisas e, assim, fazê-las melhor. A nova tendência do mercado passava a ser concentrar os esforços no que se faz melhor e terceirizar as demais tarefas. Depois de uma enorme reestruturação, os novos proprietários conseguiram fazer com que a empresa voltasse a crescer a um ritmo acelerado e lucrativo.

Em 1996 a rede contava com o incrível número de 10.000 lojas. Atingiu a marca das 20.000 no ano de 2000, com a inauguração de uma loja em Tóquio. A loja de Tóquio foi pioneira em sua categoria ao vender cartões telefônicos pré-pagos e introduzir o sistema self-service para refrigerantes, assim como os maiores copos de refrigerantes do mercado. As lojas no Japão são um pouco diferentes das localizadas nos Estados Unidos e no resto do mundo. Oferecem uma vasta seleção de produtos e serviços, como: comida, bebidas e revistas, mas também jogos e consoles de videogame, CD's de música, DVD's, e outros produtos digitais, assim como bolos natalinos, chocolates do dia dos namorados e fogos de artifício.

Uma das ações mais ousadas da marca ocorreu nos Estados Unidos em julho de 2007, quando a 7-Eleven transformou algumas de suas lojas em Kwik-E-Mart, a tradicional loja de conveniência do desenho Simpsons, como parte de uma gigante campanha de divulgação do filme The Simpsons Movie. Essas lojas, assim como mais de 6.000 outras lojas da América do Norte, venderam muitos itens comuns, como café, refrigerantes, cereais e sanduíches, em embalagens especiais com o tema e marca fictícias do desenho Simpsons. Como resultado, levou os fãs do desenho animado a viajar centenas de quilômetros até uma das lojas transformadas em Kwik-E-Mart para comprar os produtos temáticos, resultando em um aumento de 30% nas vendas.

O dia 11 de julho é conhecido como o "7-11 Day". É quando as lojas 7-Eleven oferecem de graça aos consumidores um Slurpee, tradicional drink da marca, com o sabor escolhido pelo consumidor. Anualmente são dados gratuitamente mais de 6 milhões de copos do produto. A ousadia da marca também pode ser vista no mundo esportivo. E um exemplo disso foi a parceria com o time profissional de beisebol do Chicago White Sox: ao preço de US$ 1,5 milhões, por três anos, os jogos da equipe que tradicionalmente começam ás 7:10h, seriam atrasados em um minuto e começarão pontualmente ás 7:11h.

Atualmente a 7-Eleven conta com mais de 33.000 lojas nos Estados Unidos e em outros 17 países ao redor do mundo, registrando vendas anuais acima dos US$ 45 bilhões. A rede atende mais de 6 milhões de consumidores diariamente, tendo como maiores mercados o Japão, Estados Unidos, Taiwan e Tailândia. No Japão existem mais de 11.500 lojas, contra 7.300 existentes nos Estados Unidos (7.300).

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