Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais

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DUNKIN DONUTS

As rosquinhas ("donuts" em inglês) foram criadas no século XVI por padeiros holandeses, mas ainda não tinham o tradicional furo no meio. Isso só apareceu em 1847, criado pelo marinheiro americano Hanson Gregory. Essa criação valeu a Hanson Gregory uma placa de bronze na sua cidade natal, Rockport. Porém, a guloseima só se tornou popular a partir da década de 40 pelas mãos do também americano William Rosenberg.

William Rosenberg nasceu em Boston, Massachusetts, e foi educado em escolas públicas. Devido às dificuldades financeiras enfrentadas pela família durante a Grande Depressão da economia americana, William foi obrigado a abandonar os estudos logo cedo e foi trabalhar para a Western Union. Aos 17 anos, ele começou a trabalhar para uma empresa que distribuía sorvete em caminhões frigoríficos. Com 20 anos recém completados, seu trabalho duro foi recompensado. William foi promovido a gerente assistente e, logo em seguida, a gerente. Aos 21 anos de idade, ele já era o gerente da agência e, finalmente, gerente nacional de vendas. Após a II Guerra Mundial, William Rosenberg conseguiu cinco mil dólares emprestados e resolveu usar seu conhecimento sobre a distribuição de alimentos para abrir seu próprio negócio.

A trajetória da rede Dunkin' Donuts teve início em 1946, nos Estados Unidos, quando William Rosenberg fundou a Industrial Luncheon Services: uma empresa que servia lanches aos operários das indústrias da região da Nova Inglaterra. Os produtos do Sr. Rosenberg tinham uma aceitação tão boa na região que o horário de lanche das indústrias passou a ser ajustado ao seu itinerário.

Ele comercializava donuts que faziam um grande sucesso entre seus clientes. Nesta época, o donut já vinha envolto no açúcar e era servido com um café simples, sem açúcar, em uma xícara grande, chamada de mug. Os clientes costumavam saborear os donuts molhando-os no café. E foi deste hábito que surgiu o nome da rede (Dunkin' Donuts, que em português significa "mergulhando os donuts").

Com o sucesso da combinação dos donuts com o café, os clientes começaram a pedir a abertura de uma loja para comercialização dos produtos da empresa. A primeira loja da rede foi inaugurada em 1948, na cidade de Quincy, Massachussets, com o nome de Open Kettle. Em 1950, foi aberta a 1° loja com o nome Dunkin' Donuts, onde os donuts passaram a ser vendidos a 5 cents e o café a 10 cents. Em 1955, foi aberta a primeira franquia da empresa, na cidade de Worcester.

O processo de internacionalizacao da rede Dukin Donuts teve início em 1961, com a abertura de uma loja em Quebec, Canadá. O rápido crescimento da marca levou à criação da DDU (Dunkin Donuts University), aberta em 1966, com objetivo de treinar e padronizar funcionários e franqueados potenciais. A primeira loja fora da América foi inaugurada em 1970, no Japão. No final dos anos 70, a empresa já comemorava a marca de 1.000 lojas em funcionamento.

Em 1982, a famosa campanha publicitária Fred The Baker, interpretada pelo ator Michael Vale, foi ao ar. Quando chegou ao Brasil, em 1983, a marca norte-americana Dunkin Donuts não só atraiu o consumidor que conhecia o produto através de viagens ao exterior ou graças a personagens da TV, como uniu curiosos em filas quilométricas por um donut.

A década de 90 começou com a aquisição do Dunkin Donuts pela empresa britânica Allied Domecq e a inauguração da loja de número 2.000 dentro dos Estados Unidos, assumindo o posto de maior vendedor de donuts do mundo. Em 1995, a rede introduziu os cafés com sabores de avelã (Hazelnut) e baunilha (French Vanilla). Neste mesmo ano, ocorreu o lançamento do Donuts Lowfat, uma versão do doce com baixa caloria e gordura.

A campanha Fred The Baker foi o comercial de maior sucesso da empresa, saindo do ar após quinze anos. O personagem ficou imortalizado pela frase que acabou virando slogan: "Time to make the donuts". A saída do protagonista Michael Vale só foi aceita pelo público com a condição de que ele fosse tratado como amigo honrado e funcionário, originando uma série de eventos comemorativos, como uma parada realizada na cidade de Boston e a distribuição gratuita de Donuts em 22 de setembro de 1997.

No final dos anos 90 e início dos anos 2000, a Dunkin Donuts trouxe diversas inovações de produtos para as lojas da rede: Bagels (pães cobertos de alho, cebola, canela, entre outros ingredientes); sanduíches para o café da manhã; Coffee Coolatta (bebida gelada à base de café); Omwich (omelete para ser consumido igual a sanduíche), Dunkaccino (bebida quente e cremosa feita de chocolate e café); entre outros. Todas essas novidades introduzidas no cardápio da rede contribuíram ainda mais para a expansão do negócio por diversos países, possibilitando a inauguração da loja de número 5.000 em Bali, na Indonésia.

Foram 22 anos de sucesso do doce americano no Brasil, até que os sócios brasileiros perceberam a necessidade de adaptar a franquia ao gosto brasileiro para garantir a permanência no mercado. A solução encontrada foi romper o contrato de master-franquia, em 2006, e criar outra rede: a Café Donuts. O Café Donuts inaugurou um novo conceito de loja ao oferecer sanduíches, saladas, gratinados e massas, além do tradicional cardápio das lojas da rede tradicional.

As famosas rosquinhas atingiram o status de símbolo da cultura norte-americana, presentes em diversos filmes (nos colos de policiais de tocaia) ou nos episódios dos Simpson (vendo o Homer babando toda vez que se aproxima da guloseima). A rede conta com mais de 7.400 unidades espalhadas por 35 países, sendo a maior rede de cafés e donuts do mundo. Em um dia típico, a Dunkin Donuts vende 20 xícaras de café por segundo e 6,4 milhões de donuts para cerca de 3 milhões de clientes.

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