Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais

Diminuindo riscos, gerando certezas!



POLYMAR

A sobrevivência das empresas nunca dependeu tanto da postura assumida em relação à responsabilidade social e ao meio ambiente. Cresce o número de investidores que rejeitam empresas de produtos ou serviços nocivos à saúde e bem-estar da população. A Polymar Ciência e Nutrição é um exemplo de uma tendência que vem se afirmando com força entre as pequenas e médias empresas: a de que seus negócios precisam incorporar o conceito de sustentabilidade. Agir hoje pensando no amanhã é a verdadeira essência do empreendedorismo, a Polymar foi capaz de enxergar antes o que seria relevante para um negócio bem sucedido.

A Polymar Ciência e Nutrição S/A é uma empresa voltada para a inovação tecnológica, criada e incubada no Parque de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal do Ceará (Padetec) em janeiro de 1997. O principal aspecto inovador da empresa durante o período de incubação foi o desenvolvimento da tecnologia de produção inédita no Brasil de quitina e quitosana a partir de carapaças de crustáceos em escala industrial. O processo desenvolvido pela empresa garante a reciclagem dos insumos utilizados na produção destes biopolímeros, tornando a sua industrialização ecologicamente correta, pois os resíduos da indústria pesqueira e da carcinicultura, que antes poluíam o meio ambiente, podem ser reaproveitados, gerando renda, emprego e melhorando a qualidade de vida em geral. Outro fator extremamente favorável a expansão do negócio é a facilidade de obtenção da matéria prima: o estado do Ceará é o líder nacional na produção de camarão em cativeiro e o maior exportador.

A partir das fibras quitina e quitosana, a empresa desenvolveu uma linha de derivados de alto valor agregado e importantes aplicações. Além disso, inovou o mercado de bem-estar e saúde, lançando produtos à base de quitosana, principalmente na área de nutrição, como auxiliar no emagrecimento e na redução do colesterol, com características e modo de ação únicos. Em 1998 a empresa já comemorava a criação de uma primeira filial no exterior e o registro da primeira patente referente ao processo de produção de quitina e quitosana. O primeiro produto lançado ganhou o mercado nacional com anúncios nas principais redes de televisão do país. O ano de 2000 marcou a emancipação da empresa que se transferiu para sede própria localizada no bairro de Messejana na região metropolitana de Fortaleza. A combinação de inovação, sustentabilidade, tecnologia e matéria prima abundante, prometia excelentes resultados.

Produtos para controle de obesidade estão, segundo as estimativas, em grande crescimento no mundo e, em especial, no Brasil. Se antecipar no atendimento a um mercado potencial e ainda com demanda reprimida, na área de fitoterápicos, alimentos funcionais e suplementos alimentares, colocou a Polymar à frente da concorrência.

Algumas simples estratégias impulsionaram a empresa na disputa das fatias do mercado. Uma delas é a disponibilidade de livros para lançamento conjunto com produtos. Essas publicações contêm as principais informações científicas para disseminar o conceito destes produtos entre a população, além de servir de referência para estudiosos do ramo e de divulgação da área de atuação da empresa. Outra estratégia utilizada foi a formação de uma rede de clientes de grande porte no telemarketing, o que levou a Polymar a atingir o mercado nacional.

Investir em inovação tecnológica fez toda a diferença na trajetória da empresa. Um dos seus principais lemas é: "Buscar a qualidade, a inovação e a competitividade na área industrial, utilizando o conhecimento científico e tecnológico". Para isso a Polymar firmou, ao longo desses anos, parcerias de pesquisa com diversas importantes instituições. O setor de pesquisa e desenvolvimento da empresa está constantemente empenhado no lançamento de novos produtos que contenham inovações tecnológicas e que sejam inéditos no mercado. Prova disso é a impressionante média de desenvolvimento de dois produtos, no mínimo, lançados a cada ano.

Uma exigência no segmento de fitoterápicos, medicamentos e cosméticos é de que todos os laboratórios possuam linhas de produtos registrados e acompanhados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Apesar da limitação à expansão pelos entraves burocráticos em obter registro de novos produtos na ANVISA, a Polymar segue os mais rigorosos padrões de certificação e lança seus produtos com sucesso no mercado.

A necessidade de conquista de novos clientes para a empresa é permanente, uma vez que podem ocorrer oscilações na demanda do setor de alimentos funcionais. Em sintonia com as exigências de mercado, a Polymar desenvolveu novas ferramentas para atender seus clientes e atrair novos parceiros dentro de sua área de atuação, através de um programa de desenvolvimento de marcas próprias para terceiros e da prestação de serviços de terceirização.

O empreendimento, que começou num pequeno espaço do Padetec, hoje está instalado numa área de 2.178 metros quadrados. A Polymar foi construída sob os pilares do crescimento sustentável, uma lição que deve ser seguida por todos os empresários independente da área de atuação. Sim, é possível ter lucro sem prejudicar o que está ao redor.

Topo