Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais

Diminuindo riscos, gerando certezas!



FLORES ON LINE

A Flores Online seria mais uma entre tantas floriculturas tradicionais não fosse por um detalhe: soube explorar as oportunidades oferecidas pela internet. A rede de computadores tem permitido que empresas nascidas de pequenos negócios familiares ganhem projeção nacional em um curto tempo de vida. Os últimos anos têm sido positivos para o e-commerce no país. O aprimoramento do sistema de vendas e o aumento da confiança do consumidor nas compras pela web são alguns dos fatores que explicam o crescimento. Mas vender na rede não é tarefa muito simples. A grande quantidade de domínios on line - os endereços que acabam em .com ou .com.br - formam um labirinto capaz de esconder qualquer loja virtual, seja qual for seu tamanho. Não basta ter um bom site. Os lojistas virtuais precisam garantir que eles tenham visibilidade

A floricultura virtual Flores Online foi uma das primeiras empresas no mercado virtual brasileiro e a primeira no segmento de flores e presentes pela Internet do país. O negócio começou, modestamente, no quintal da casa da matriarca da família, Fátima Casarini, no ano de 1998. Como muitos dos pioneiros da internet, os donos da Flores Online também precisaram estabelecer vantagens competitivas para sobreviver em um mercado que passou por muitas mudanças desde que surgiu. Apostando em produtos com design e estilo diferenciado e com alto padrão de qualidade, não apenas sobreviveu ao estouro da bolha da Internet, como se tornou referência no setor, investindo constantemente em novas tecnologias.

A empresa não trabalha com floriculturas conveniadas, como funciona com a maioria das floriculturas presentes pela Internet. Do galpão montado na zona oeste da cidade de São Paulo, as flores e cestas personalizadas são distribuídas para todo o Brasil, o que garante a entrega de produtos de qualidade e com o toque único da Flores Online. Outro ponto de crescimento frente à concorrência é a velocidade do transporte das encomendas que ocorre em no máximo dois dias, sempre com data de entrega marcada. Quanto menor o prazo maiores as chances do negócio ser bem sucedido. “Não adianta nada vendermos flores se elas chegam murchas no dia seguinte do aniversário de casamento”, diz Eduardo Casarini, diretor da empresa e filho de Fátima, a fundadora do negócio. Por meio do número de pedido, é possível acompanhar em tempo real o status da entrega e, para entregas na Grande São Paulo, ainda é possível optar por receber uma mensagem no celular, sem custo adicional algum, avisando em tempo real o horário da entrega e o nome da pessoa que recebeu o presente. Tudo é feito para proporcionar ao cliente uma experiência de compra sem estresse e imprevistos.

O grande trunfo da empresa foi perceber uma nova tendência de consumo, agregando valor ao ato de presentear com flores. A novidade apresentada pela empresa é a montagem de cestas personalizadas com opções diferenciadas para atender a demanda do exigente público, ávido por opções de presentes cada vez mais pessoais. A ampliação de produtos merece destaque, atingindo a marca recorde de 450 opções de presentes, centenas de combinações de kits e mais de 120 opções de acessórios. Para cada ocasião e data comemorativa há um leque de produtos disponíveis para acompanhar os arranjos naturais, como: doces, livros, perfumes, jóias, vinhos e cosméticos. Mas junto com o crescimento que a diversificação permitiu vieram alguns riscos, pois quanto mais complexa a operação, maiores os custos e o perigo de ter que reduzir a margem de lucro. Para evitar a possível queda da rentabilidade, a Flores Online dedicou-se a entender quais itens poderiam ser somados às flores. A experiência mostrou que alguns produtos não teriam bom retorno e por isso só trabalham com aqueles que dão lucros compensadores. Hoje as flores respondem por um terço do faturamento e a venda conjugada representa 70% dos pedidos.

Durante o processo de compra,é possível ainda fazer o upload de um registro fotográfico, que será impresso em uma impressora profissional e entregue junto com o pedido, deixando o presente ainda mais especial. O serviço é um diferencial inédito no comércio eletrônico mundial e marca o investimento da empresa em um novo nicho de mercado. “No mar de possibilidades da web, hoje só sai na frente quem oferece inovação. A tendência é a personalização dos arranjos agregando fotos, entre outros produtos”, afirma Eduardo Casarini.

Nos últimos 10 anos, a Flores Online teve mais de 300 mil compradores e só em 2007 foram mais de 120 mil entregas para todo o Brasil. São mais de um milhão de visitas e mais de 600 mil visitantes únicos por mês. A principal finalidade do site é oferecer a melhor tecnologia, a mais ágil e simples navegação e o melhor serviço de atendimento ao cliente, além de seguir os mais altos padrões de segurança internacionais para compras realizadas pela Internet.

Considerado um dos mais bem sucedidos casos de sucesso do comércio eletrônico no país, a Flores Online começa 2008 com perspectivas de crescimento no ano em que completa 10 anos de vida. Os planos são de aumentar o faturamento em 25%. Para sustentar essa previsão, a empresa continuará a procura de novas fronteiras com sua política de investimentos em parcerias. Se no começo da diversificação a empresa era quem tinha que correr atrás de parceiros, agora também já começa a ser procurada como uma marca forte e reconhecida no mercado.

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