Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais

Diminuindo riscos, gerando certezas!



AVON

A história da Avon não existiria sem a venda direta, assim como a venda direta não existiria sem a Avon. A bem-sucedida experiência da empresa serviu como estímulo para que outras companhias apostassem no modelo, ampliando as oportunidades. Sua trajetória confunde-se com a das conquistas femininas ao longo dos anos. Nos Estados Unidos, elas podiam revender produtos Avon antes mesmo de conquistar o direito ao voto – adquirido somente em 1920. Hoje, a companhia é sinônimo de produtos de beleza de alta qualidade e preços acessíveis.

O sistema de vendas diretas no qual a empresa está fundamentada começou por vias indiretas, quando o vendedor de livros David H. McConnell, fundador da Avon, começou a oferecer um frasco de perfume como brinde para seus clientes. Ele criou uma fragrância de rosas para presentear com vidrinhos de perfume quem aceitasse ouvir sua apresentação, pois não era bem recebido nas casas, quando vendia porta em porta na cidade de Nova York. Os perfumes faziam mais sucesso que os livros e o visionário McConnell resolveu mudar de ramo em 1886. O negócio começou em um espaço não maior do que uma despensa de cozinha. Ele próprio produzia os perfumes, era o caixa, o correspondente, o despachante e o office boy. Nascia, então, a California Perfume Company, com a coleção de fragrâncias Little Dot.

Com foco voltado para vendas em domicílio, McConnell convidou Florence Albee para ser a primeira revendedora de sua nova empresa. Durante seis meses, Florence foi sua única funcionária e vagava de trem ou a cavalo para vender os produtos. A empresa começou também a mudar o papel das mulheres na sociedade. Vivendo em uma época em que a única ocupação aceitável para uma mulher era a de dona de casa, Ms. Albee apostou no modelo de negócio da venda porta a porta e convidou outras mulheres para montar o primeiro grupo de revendedoras da história da Avon.

Menos de uma década após sua fundação, em 1896, a empresa apresentava seu primeiro catálogo para consulta. Por meio dele, as consumidoras podiam escolher entre perfumes, sabonetes, pó-de-arroz, cremes para a pele, xampus, cremes de barbear, entre outros produtos. Nesse mesmo período, foi contratado o maior perfumista da época, Adolph Goetting, para trabalhar no recém-inaugurado laboratório de pesquisas da empresa, localizado em Suffern, Nova York.

O primeiro escritório internacional foi aberto na cidade de Montreal, no Canadá, em 1914. Em 1928 a empresa já estava presente em 48 estados norte-americanos, o que fazia com que a denominação Companhia de Perfumes Califórnia parecesse regional demais. O nome Avon surgiu em 1929, para uma linha de produtos. Era uma homenagem a William Shakespeare, escritor nascido na cidade inglesa de Stratford-on Avon, de quem McConnell era grande fã. Dez anos mais tarde, em 1939, o nome foi adotado para toda a companhia. A Avon continuava a crescer, embalada pela idéia de que as mulheres poderiam mudar seus próprios destinos e colaborar com as despesas domésticas.

Na década de 50, com o crescente sucesso dos perfumes, a empresa resolveu expandir seus negócios e se espalhou rapidamente pelos cinco continentes. Na mesma trajetória de outras grandes empresas, a Avon deixava de ser apenas uma empresa multinacional para se transformar em uma organização global. Iniciou sua grande expansão no exterior, quando foi formada a Divisão Internacional.

A sede, nos Estados Unidos, passou a funcionar como um centro de negócios e as filiais agrupadas, atuavam como divisões autônomas. Todas operavam com produtos testados pela matriz, seguindo as exigências de cada mercado local. Baseadas nesse conceito, as unidades realizavam pesquisas técnicas e mercadológicas. Também podiam trocar informações e comercializar entre si matérias-primas e produtos acabados. Em 1954 as vendas atingiam a marca de US$ 55 milhões e a famosa campanha publicitária “AVON Calling” foi introduzida.

No dia 6 de agosto de 1959, foi inaugurada a fábrica da Avon no Brasil, no bairro de Santo Amaro, na cidade de São Paulo. O trabalho de venda direta da Avon, no país, teve início com a publicação de um anúncio no suplemento feminino do jornal Diário de São Paulo. O texto dizia: “Oportunidade às donas de casa. Para a senhora, que quer acrescentar dinheiro ao orçamento doméstico! Trabalhando apenas 4 horas por dia, representando AVON Cosméticos em seu bairro, a senhora terá uma excelente oportunidade de ganhar mais! Nós a treinaremos. Marque entrevista pelo telefone 36-7201 - São Paulo”. O anúncio fez sucesso e, desde então, a força de vendas do país só aumentou.

Em outubro de 1970 foi inaugurada a fábrica da Avon em Interlagos, São Paulo, para onde foram transferidas as atividades da antiga unidade. Naquela década, as instalações passaram por duas ampliações que permitiram a consolidação dos produtos Avon em todo mercado nacional. O ano de 1983 marca o lançamento do primeiro produto totalmente desenvolvido no Brasil, desde a fragrância até a embalagem: a colônia Encontro. Depois deste sucesso, a Avon Brasil desenvolveu inúmeros outros, como: as fragrâncias Arts, Trekking, Luiza Brunet, Pretty Blue e Moments.

Em 1989, a Avon foi a primeira grande indústria de cosméticos que deixou de usar animais para fins de pesquisa. Pouco tempo depois, lançou a deo-colônia Lahana, produzida a partir do avançado sistema "living-flowers". Antes, as essências aromáticas só podiam ser extraídas com a destruição da planta. O "living-flowers" preservava a vida da flor, extraia sua essência aromática sem destruí-la e a reproduzia sinteticamente em escala industrial.

Com o propósito de sempre atender às necessidades das mulheres, a Avon tem sido pioneira em soluções científicas, inspirando a própria indústria cosmética. Foi, por exemplo, a primeira grande companhia de produtos de beleza a estabilizar o ingrediente antiidade retinol, a mais pura forma da vitamina A, para ser utilizada em tratamentos de beleza. Sua inovação mais importante foi a introdução do AHA - alfa-hidroxi-ácido - no mercado de massa, que ocorreu em 1993 com o lançamento da linha Renew Perfecting Complex for Face, que, ao tornar-se um sucesso comercial, ajudou a criar a categoria de produtos antiidade no mundo.

Em 1997, foi inaugurada uma unidade Avon no Ceará e, em 2003, na Bahia. A aposta no Brasil também fez com que a empresa criasse aqui o seu maior centro de distribuição mundial, localizado em Osasco (SP). O centro de distribuição é destinado às atividades das áreas de separação e distribuição e permite a modernização de sistemas e equipamentos.

Paralelamente a todo esse desenvolvimento, a Avon contribuiu, como já fizera em outros países, para que as mulheres mudassem sua atuação e imagem na sociedade. A Avon Brasil empenhou-se para regulamentar a profissão de revendedora varejista autônoma e criou uma rede que hoje é integrada por mais de um milhão de trabalhadoras autônomas, que encontraram na proposta de venda porta-a-porta uma oportunidade de inserir-se no mercado de trabalho e obter renda. A companhia também contribui com o país ao manter uma fábrica e três centros de distribuição, em que emprega mais de 4 mil funcionários, sendo 60% deles mulheres.

Com a maior rede de revendedoras da empresa, o Brasil se tornou um de seus principais mercados: é a segunda unidade da corporação em vendas. É fácil comprovar este cenário: a cada dois batons vendidos no país, um é da marca Avon. O mesmo acontece com os produtos antiidade. A cada dois produtos comercializados nacionalmente, um é da linha Renew. Os produtos comercializados atingem cerca de 20 milhões de brasileiros, que adquirem novos produtos a cada 19 dias, em média.

Além de oferecer produtos de beleza e bem-estar para a satisfação de sua consumidora, a empresa tem um compromisso social com as mulheres de todo o mundo. A companhia desenvolve diversos programas sociais nos países em que atua com o objetivo de garantir a saúde, o bem-estar e a total inserção da mulher na sociedade. A Avon é reconhecidamente a empresa que mais investe na saúde da mulher, realizando ações no combate ao câncer de mama. Mundialmente conhecida como Kiss Goodbye to Breast Cancer, no Brasil, a campanha “Um Beijo pela Vida” arrecada fundos para promover ações que visam diminuir a mortalidade feminina ocasionada pelo câncer de mama, promovendo o diagnóstico precoce.

Essa capacidade de antever as necessidades e responsabilidades de uma corporação inserida e comprometida com a sociedade, ajuda a entender a razão pela qual a Avon Products Inc. é a líder mundial de vendas diretas de cosméticos. Representada por 5,3 milhões de revendedoras, conhecidas como “AVON Ladies”, em 145 países, a empresa produz perfumes, maquiagem, cremes, loções, produtos para o cabelo, pele e cuidados diários, entre outros itens.

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