Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais

Diminuindo riscos, gerando certezas!



ESTRELA

A Estrela fabrica brinquedos desde 1937, sempre buscando novidades em materiais e proporcionando alegria para as crianças. Por isso, a empresa é um ícone na história da indústria de brinquedos brasileira. Com uma marca reconhecidamente forte, ela tem conseguido superar crises e se manter no mercado. Sob a presidência de Carlos Tilkian desde 1996, a empresa aposta na modernização de seus produtos para revigorar-se. Ela mostra que apesar de já ter 70 anos, não perdeu a magia da juventude.

“Toda criança tem uma Estrela dentro do coração”. Essa frase, que fez parte do jingle criado em 1987 por Luiz Orchestra para a campanha de Natal dos brinquedos Estrela, traz muitas recordações àqueles que eram crianças na década de 80 e revela a importância da empresa no setor de brinquedos, que já alcançou a marca dos 70 anos.

A Brinquedos Estrela foi fundada em 25 de junho de 1937, quando o alemão Siegfried Adler viu em uma pequena fabriqueta falida de bonecas de pano e carrinhos de madeira uma oportunidade de negócio e decidiu comprá-la. Desde então, a empresa obteve um crescimento expressivo, chegando a figurar como marco na história da indústria de brinquedos brasileira, que na época não apresentava um grande desenvolvimento e por isso obrigava o país a importar esse gênero de produto.

Já na década de 40, a Estrela apresentou o cachorro Mimoso: o primeiro brinquedo de fabricação brasileira feito em madeira que se movimentava e produzia som. Em seguida, vieram os Pega Varetas e o Banco Imobiliário. Esta última é uma versão brasileira do jogo Monopoly que de tanto sucesso ainda hoje é jogado por adultos e crianças. Os anos 50 conheceram a boneca Pupi. Enquanto todas as outras bonecas eram feitas com um tipo de massa inquebrável, a Pupi, que chorava e dormia, trouxe nos seus 35cm a revolução do plástico. Logo depois, surgiram os bonecos e bichinhos feitos de vinil indicados para bebês e crianças pequenas por serem mais flexíveis.

Como uma empresa familiar, com a morte do seu fundador, em 1958, a esposa de Siegfried assumiu a presidência, pois o filho do casal encontrava-se nos Estados Unidos. Quando terminou os seus estudos naquele país, Mário Adler voltou para o Brasil e, em 1964, com aproximadamente 19 anos, tornou-se presidente da Estrela. Tendo nas mãos uma empresa consolidada no mercado como sendo de grande porte, Mário procurou manter o seu desenvolvimento buscando modernizá-la com a ajuda do marketing. Assim, ele enfatizou o reconhecimento da sua marca com divulgação em eventos, feiras nacionais, internacionais e programas de TV.

Nos anos 60 a empresa lançou brinquedos ainda mais inovadores. As meninas conheceram a primeira boneca mecânica Gui Gui, que sorria quando se abria e fechava seus braços, e a boneca Beijoca, que, como o próprio nome diz, mandava beijos. A empresa ainda implantou um novo conceito de bonecas: a fashion doll, encabeçado com a brasileira Susi. Já os meninos, puderam se divertir com brinquedos elétricos, sendo o mais famoso o Autorama, com carrinhos e pista de corrida. Com o sucesso desse último, todos os brinquedos relacionados à velocidade tornaram-se conhecidos nas mentes das pessoas como Autorama, chegando inclusive a receber uma citação no Dicionário Aurélio.

Foi nessa época, mais especificamente em 1960, que a Estrela ajudou a fixar o dia 12 de outubro no calendário como sendo o Dia das Crianças no Brasil. O presidente Arthur Bernardes, em 1924, já havia oficializado a data, mas não obteve repercussão. Foi somente em 1960, quando a Estrela juntamente com a Johnson & Johnson lançou nesse período do ano a “semana do bebê robusto”, no intuito de aumentar suas vendas, que a data passou a ser comemorada pela população.

Na década de 70, entre diversos outros brinquedos, como a boneca Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo e o Falcon (primeiro boneco para meninos e que trazia consigo o conceito de ação), a Estrela lançou o pioneiro modelo de carro rádio-controlado chamado Stratus. Logo na década seguinte, nos anos 80, a empresa trouxe para o mercado o primeiro brinquedo eletrônico do país. O Genius ficou conhecido como o computador que falava. As bonecas também se beneficiaram da nova tecnologia e passaram a interagir mais com as crianças.

A linha de brinquedos da Estrela manteve-se atenta às novidades nas décadas posteriores. Os bonecos Comandos em Ação, Superman, Batman e Star Wars continuaram a ser vendidos, mas os desenhos lançados recentemente também ganharam personagens fabricados pela empresa, como os Meda Bots e Action Man. Além deles, as possibilidades de jogos de tabuleiro também se renovam. Os clássicos Banco Imobiliário, Detetive, Jogo da vida e Combate tiveram a sua categoria reforçada com a chegada dos jogos inspirados em recentes programas de TV como o Show do Milhão, o Big Brother Brasil e o No Limite.

Mesmo com todo o sucesso conquistado pela empresa, a Estrela também já viveu momentos de crise. A companhia sofreu um forte abalo com o processo de abertura do mercado brasileiro, em 1990, que atingiu não somente a Estrela, mas toda a indústria de brinquedos do país. Além disso, a chegada dos produtos chineses e a enorme quantidade de produtos falsificados e contrabandeados nesse setor, que chega à casa dos 40% do mercado, segundo dados da Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos), reforçou índices negativos na Estrela. Outro ponto que favoreceu essa crise foi o rompimento com a Mattel que, após uma batalha judicial, retirou o direito da Estrela de produzir a Barbie, ícone das fashion dolls.

Mas a Estrela não se deixou abater e é isso que a configura até hoje como uma empresa de sucesso. Carlos Tilkian encontrou formas de sair da crise, contando com a ajuda da força que a marca Estrela representa no mercado nacional. Em 1992, apostando na qualidade, a Estrela foi a primeira empresa do ramo de brinquedos a receber a certificação ISO 9002 na produção de seus brinquedos, nas suas instalações e nos serviços prestados. Em 1997, as bonecas Susi, que não eram fabricadas há mais de 10 anos por causa da chegada da Barbie, voltaram à ativa e hoje já contabilizam mais de 30 versões, além de novidades como a Casa Fashion e até um MP3 Player da personagem. Além disso, o presidente da empresa vem apostando em produtos eletrônicos trazidos da China para agradar o exigente público infantil e vencer a crise.

A Estrela decidiu criar, em 2001, uma estrutura para contar toda a sua trajetória de sucesso. A Casa dos Sonhos Estrela é um dos pontos mais visitados por turistas em São Paulo, já tendo sido visitada por mais de 250 mil pessoas desde sua fundação. Localizada próximo ao Parque do Ibirapuera, nela funciona o Museu do Brinquedo, que conta a história da companhia através da exibição dos brinquedos produzidos pela mesma desde a década de 30. É uma opção de entretenimento para crianças e adultos, que ali podem voltar à infância.

Os resultados das modernizações implantadas pela Estrela já podem ser notados. A mais atual inovação da empresa é a Web Estrela. Como um dos mais inovadores brinquedos, a Web Estrela conta histórias retiradas da internet. Assim, a empresa traz informação para as crianças, até mesmo na hora da brincadeira, com tecnologia totalmente nacional.

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