Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais

Diminuindo riscos, gerando certezas!



HERBALIFE

A Herbalife foi fundada há 28 anos, nos Estados Unidos, graças à visão e dedicação de um único homem - Mark Hughes. A empresa, que surgiu a partir de uma tragédia pessoal envolvendo dietas inadequadas, atinge vendas anuais em torno de impressionantes US$ 3,1 bilhões. Um simples produto vendido por Mark no porta-malas de seu carro, hoje se tornou um conceito inovador e revolucionário de negócios, transformando-se numa companhia internacional que comercializa os melhores produtos nutricionais, de controle de peso e de cuidados pessoais.

Tudo começou nos anos 70, na cidade de Los Angeles, Califórnia, quando o jovem Mark Hughes observava sua mãe lutando para alcançar seu “peso ideal”. Ela percorria uma sofrida trajetória fazendo uma dieta após a outra, como tantas outras pessoas na época. Tragicamente, no entanto, sua mãe morreu de overdose de medicamentos para emagrecimento após várias dietas prejudiciais a saúde. Ela só tinha 36 anos de idade. Como resultado, Mark dedicou sua vida a ajudar pessoas a reduzirem peso de forma segura e eficaz, através de uma nutrição saudável. Decidido a não permitir que outras pessoas sofressem o mesmo que sua mãe, Mark ingressou na indústria de redução de peso.

Mark trabalhou em duas empresas que vendiam produtos nutricionais e tornou-se um distribuidor top, através de sua determinação e firme comprometimento em ajudar as pessoas a melhorarem a saúde. Porém, as duas empresas em que trabalhava saíram do mercado por não cumprirem suas obrigações e compromissos éticos para com os clientes. Logo em seguida, Mark conheceu um renomado médico especializado em câncer, Dr. Bruce Halsted, com quem falou de seu interesse em redução segura de peso através de uma nutrição saudável. Dr. Halsted ficou impressionado com a proposta e convidou Mark a participar de um simpósio sobre ervas chinesas.

No simpósio, Mark ouviu atentamente os especialistas explicarem como os chineses há séculos usavam ervas para melhorar a saúde e adquirir bem-estar, interessando-se muito por seus benefícios. Em busca de conhecimento, viajou à China, onde adquiriu absoluta certeza de que a combinação da sabedoria milenar em utilizar ervas aliada à tecnologia de ponta poderia resultar em produtos nutricionais inovadores e de imensos benefícios para controle de peso no mundo.

Após adquirir as informações necessárias, Mark Hughes desenvolveu, em conjunto com especialistas em nutrição e profissionais de saúde, um revolucionário pó nutricional de ervas naturais, baseado em proteínas e rico em vitaminas. O produto era destinado a programas de nutrição e controle de peso e foi lançado no mercado em fevereiro de 1980. Assim nasceu a Herbalife, com Mark vendendo o produto no porta-malas de seu carro. Já no primeiro mês de existência, a nova empresa faturou cerca de US$ 23 mil.

As pessoas que usavam os produtos observaram duas coisas: reduziram peso e seus amigos perguntavam como conseguiram isso. Logo se tornou claro que a propaganda “boca a boca” iria funcionar melhor do que qualquer outra. Afinal, a pessoa podia ver os resultados por si mesma. Na verdade, os primeiros distribuidores descobriram que se alguém se interessasse o suficiente para chegar a perguntar, os produtos se venderiam sozinhos. Assim, eles promoviam os produtos da Herbalife onde quer que fossem com broches e adesivos divulgando a empresa.

Com um sucesso crescente nos estados Unidos, em 1982 a marca foi lançada no mercado canadense, dando início a uma grande expansão internacional. Em 1986, introduziu no mercado dois novos sabores para o shake Formula 1 Protein Drink: chocolate e morango. Dois anos depois, os produtos Herbalife podiam ser encontrados na Austrália, Inglaterra, Canadá e Estados Unidos. Além dos esforços nos negócios, a Herbalife começou a se dedicar à comunidade. Com a criação da Herbalife Family Foundation, a empresa passou a trabalhar para melhorar a vida de jovens. Inaugurada em 1994, a Fundação vem ajudando inúmeras crianças em situações "de risco" em todo o mundo a libertarem-se de problemas devastadores como o uso de drogas, a miséria e o descaso físico e emocional.

A marca chegou ao Brasil em 1995 e teve uma excelente aceitação pelo público. Em 1996, as vendas atingiram US$ 1 bilhão, provando o total sucesso dos produtos. Para celebrar a conquista, a empresa mudou sua sede para um edifício de escritórios em Century City, Califórnia. Dois anos mais tarde, 19 novos produtos são lançados no mercado aumentando consideravelmente a oferta para seus consumidores. Nos anos seguintes a Herbalife cresceu internacionalmente, além de lançar no mercado produtos em diferentes segmentos, como cosméticos.

O ano de 2000 foi marcado por uma tragédia inesperada. Mark Hughes foi encontrado morto em sua cama no dia 21 de maio, vitimado por uma overdose acidental de álcool e do antidepressivo Doxepin. Embora Mark não esteja mais presente na empresa, seu princípio motriz - a lealdade a distribuidores, clientes e funcionários - ainda sobrevive em todas as ações da Herbalife. O sonho de Mark, de levar a nutrição a todo o mundo, continua sendo posto à diante e com cada vez mais força.

Em 2003, as vendas da Herbalife ultrapassam os US$ 1,8 bilhões. No ano seguinte a empresa trouxe para o mercado o seu programa revolucionário de controlo de peso ShapeWorks®. É a maior iniciativa corporativa de toda a história da companhia, abrindo caminho para um sucesso sem precedentes. O ano de 2004 terminou em alta com a abertura das ações na bolsa da Herbalife.

O Conselho Científico da Herbalife foi criado nos Estados Unidos para assegurar que sua linha de produtos permaneceria alinhada com as mais recentes descobertas em pesquisas. Ele congrega respeitados cientistas, médicos e nutricionistas de universidades de prestígio espalhadas pelo mundo – inclusive do Brasil - sendo presidido pelo renomado especialista em nutrição Dr. David Heber, além de dezenas de PHDs, entre eles o prêmio Nobel de medicina Dr. Louis Ignarro.

A Herbalife é quase uma religião. Do presidente ao vendedor iniciante, nenhum representante da marca sai de casa sem os famosos broches brancos com os dizeres: “quer emagrecer? pergunte-me como!”, ou “trabalhe em casa, pergunte-me como!” ou ainda “eu amo Herbalife”. Todos também consomem pelo menos um produto da marca, sejam os shakes dietéticos, as barras de cereal, os suplementos alimentares ou a linha de xampus e condicionadores. E usam adesivos com o logo da companhia em seus carros particulares. Isso quando não dirigem os veículos de frota, pretos, com a marca da empresa americana em tintas brancas e com o slogan da dieta fixado nos vidros.

Todos os distribuidores contam com o apoio da Herbalife, desde a promoção de eventos de treinamento regionais e nacionais até os “Seminários de Treinamento de Sucesso” locais que guiam os participantes por todas as facetas do negócio. Além disso, há ainda uma abrangente literatura promocional e de suporte ao distribuidor, além de outras ferramentas disponibilizadas para todos que ingressam para a família Herbalife.

Hoje a empresa oferece uma linha completa de produtos para controle de peso e suplementação nutricional (nutrição interna) e produtos para cuidados pessoais (nutrição externa). A linha de produtos é adequada para suprir uma grande variedade de necessidades nutricionais. São produtos formulados com ervas e ingredientes naturais de alta qualidade. A linha de produtos Herbalife é composta por mais de 160 itens.

Topo