Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais

Diminuindo riscos, gerando certezas!



GENERAL ELECTRIC

Com mais de um século de história, a GE vem continuamente demonstrando como inovações não surgem apenas de inesperados relances de pensamento. Suas conquistas em tecnologia se devem à imaginação instigada pela percepção das necessidades do mercado em conjunto com pesquisas desenvolvidas com seriedade e determinação. Hoje, a multinacional busca encontrar soluções práticas para a vida das pessoas não apenas em tecnologia, mas também em serviços financeiros e mídia, com projetos que visam sempre respeitar a natureza e que se preocupam com o social.

Que Thomas Edison foi o responsável pela criação da lâmpada, todos sabem. O que para alguns pode ser surpresa é o fato de que a história da General Electric tenha seu início ligado aos feitos desse grande inventor.

Entre as centenas de pessoas que visitaram a Exposição Centenária na Filadélfia, em 1876, Thomas Alva Edison parece ter sido aquela que saiu com mais idéias na cabeça, depois de ter observado todas as possibilidades que a eletricidade poderia gerar. Por isso, ele montou um laboratório em Nova Jersey onde pôde conhecer a fundo o dínamo e outros aparelhos elétricos. Foi desse laboratório que surgiu a revolucionária criação que modificou profundamente o modo de vida da modernidade: a lâmpada incandescente.

Em 1892, a General Electric Company foi fundada por Edison. Ela resultou da união entre a Edison General Electric Company, criada também por esse inventor, e a Thomson-Houston Company, uma forte empresa concorrente controlada por Charles A. Coffin. A partir daí a GE vem buscando inovar, trazendo novas tecnologias no intuito de tornar a vida mais prática.

No ano de 1896, a GE construiu um equipamento elétrico para a produção de raios-X que permitia encontrar fraturas e objetos estranhos no corpo, revolucionando a prática da medicina. Em 1900, a companhia fundou o primeiro laboratório voltado para pesquisa científica na cidade de Schenectady, nos EUA. Com isso, a empresa confirmava a sua crença de que apenas com pesquisa se pode chegar a cada vez melhores resultados e novidades. Aliás, esse laboratório possibilitou a invenção de um grande número de novas tecnologias.

Pensando em tornar o dia a dia mais prático, a GE desenvolveu a primeira torradeira elétrica em 1905. Um ano depois, às vésperas do Natal, um jovem engenheiro da empresa fez com que a transmissão de voz pelo rádio acontecesse pela primeira vez. Já no ano de 1908, a companhia foi pioneira na implantação de locomotivas elétricas, tendo a cidade de Nova York como marco inicial. Em 1912, o recém criado Departamento de Plástico da GE permitiu que esse material entrasse nas vidas das pessoas, mesmo que ainda apenas como isolador elétrico. A empresa continuou melhorando seus inventos e criando mais novidades.

Em 1914, a GE cuidou de todo o sistema de controle e instalação elétrica do recém inaugurado Canal do Panamá. Três anos depois, a população americana pôde conhecer o primeiro refrigerador, fato que melhorou bastante a vida dos consumidores ao facilitar o armazenamento e a conservação da comida. No ano seguinte, em 1918, a GE construiu um gerador que produzia energia elétrica aproveitando-se da energia potencial gerada pelas quedas d’água das cataratas do Niágara. Em 1922, Nova York conheceu a primeira estação de rádio da GE, que foi uma das primeiras do país.

Essa empresa também é a responsável por uma das invenções que mais revolucionou a cultura da vida moderna. A televisão foi trazida para dentro de casa pela GE em 1927 e logo causou forte impacto na vida das pessoas, modificando hábitos. E para possibilitar mais tempo de diversão em frente a esse novo invento, a companhia trouxe ainda mais facilidades no cuidado do lar. Ela proporcionou a primeira máquina de lavar roupas doméstica no ano de 1930. É também no início dessa década que o plástico ganha mais força na vida das pessoas, sendo a GE a grande responsável por esse novo costume.

Percebendo o momento pelo qual o país passava com a Grande Depressão, a GE desenvolveu um sistema de crédito que possibilitava aos seus clientes continuarem comprando os produtos da empresa em 1932. Três anos depois, ela possibilitou mais possibilidades de entretenimento àqueles que trabalhavam durante todo o dia. Suas novas lâmpadas Novalux permitiram que jogos pudessem ser realizados à noite. Assim, um maior público pôde torcer pelo seu time. Em 1936, as donas de casa conheceram mais novidades que facilitariam as suas vidas. A GE desenvolveu uma máquina de fazer café, uma máquina de preparar sucos, uma torradeira automática e um novo fogão. Continuando seus avanços tecnológicos em relação à iluminação, a empresa criou a lâmpada fluorescente em 1938. No ano seguinte, Katharine Burr Blodgett foi a primeira cientista mulher a entrar para o laboratório da GE e trouxe grandes conquistas. Ela inventou o “vidro invisível”, que não refletia. Ele foi um importante invento para o aprimoramento de lentes de câmeras e aparelhos óticos. Em 1940, a companhia criou a primeira rede de televisão em Nova York.

A GE continuou trabalhando para tornar mais práticas as atividades domésticas. A primeira lavadora de pratos foi desenvolvida pela empresa em 1954. No ano de 1957, a empresa lançou, depois de muitas pesquisas, um motor que funcionava três vezes mais rápido do que a velocidade do som, o que possibilitou a criação do avião supersônico. Em 1961, com toda a euforia da era do espaço, a GE criou um centro voltado para os estudos relacionados a esse tema na Pensilvânia. Já em 1969, Neil Armstrong pisou na lua com botas feitas em silicone desenvolvidas pela GE.

Os avanços continuaram. Em 1976, os cientistas da GE desenvolveram a tomografia computadorizada, mais rápida e permitindo um maior detalhamento da imagem. O sistema de ressonância magnética foi desenvolvido logo em seguida pela empresa, mais precisamente no ano de 1983.

E esses são apenas alguns exemplos do que a GE desenvolveu para a melhoria da vida das pessoas. Ela até hoje continua investindo em novas descobertas e melhorias em produtos que vão desde os domésticos até os desenvolvidos com nanotecnologia. Atualmente, a empresa desenvolve suas operações em mais de 100 países e continua com a sua cultura de pesquisa para buscar inovações.

A GE desenvolve uma variada gama de negócios, sempre na intenção de trazer facilidades para os seus clientes. Além da GE Healthcare – que se compromete a trazer novos recursos de tecnologia para a medicina – e da GE Industrial, cujas constantes pesquisas e novidades em materiais como eletrodomésticos, lâmpadas e componentes elétricos voltados para a distribuição de energia, por exemplo, a GE busca atuar em outros segmentos do mercado.

A GE Commercial Finance ajuda os clientes a encontrar oportunidades e investir nelas, oferecendo serviços de empréstimos, leasing e programas financeiros para empresas de variados portes. Outro serviço é o GE Money, que através do cartão de crédito específico possibilita financiamentos e crédito direto ao consumidor. Há ainda a GE Infrastructure, que através da disponibilização de tecnologias relacionadas a sistemas de energia, de água, de gás, entre outros, permite a estruturação e o crescimento de países emergentes.

A GE também investe em entretenimento. O grupo de mídia NBC Universal também faz parte dos investimentos da companhia. Esse serviço proporciona diversão através de filmes, produções televisivas, além da transmissão de eventos esportivos como as Olimpíadas e dos parques temáticos da Universal Studios.

Preocupações com o meio ambiente também incomodam a GE. Por isso, a empresa tem o programa chamado “Ecomagination”, voltado para o desenvolvimento de ações comprometidas com o uso sustentável dos recursos naturais. Também percebe-se a inquietação dessa empresa com o social. Assim, a GE criou uma entidade filantrópica cujos voluntários se dedicam a dar suporte e desenvolver programas sócio-educacionais pelo mundo todo, enfatizando áreas de maiores necessidades, como a África por exemplo.

Topo