Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais

Diminuindo riscos, gerando certezas!



TOTVS

A TOTVS tornou-se a maior empresa de desenvolvimento de software de gestão empresarial da América Latina. A companhia, que teve início com a Microsiga, atualmente reúne diversas marcas provenientes de aquisições realizadas ao longo dos anos: Logocenter, RM Sistemas e a BMI. Uma empresa que aprendeu a ser igual, sendo sempre diferente, e que desenvolveu negócios, pensando simples, promovendo rupturas e consolidando-se como referência no seu setor. A TOTVS conseguiu ser igual no acesso às informações do mundo - não ficando para trás em relação às grandes empresas internacionais - e diferente no que diz respeito à compreensão e execução de suas missões e valores.

A trajetória empresarial de Laércio Cosentino, presidente da TOTVS, confunde-se com a história da informática no Brasil. Entre os nove e os quinze anos, ele teve a oportunidade de experimentar suas capacidades na área administrativa. Durante as férias, ajudava a cuidar de uma loja herdada pelo pai na baixada santista. Apesar de já ter uma carreira promissora na área administrativa, formou-se em Engenharia Eletrônica pela USP e ingressou na área de informática. Então, Cosentino teve a chance de, com muito pouca idade, conseguir juntar os conhecimentos adquiridos em informática com seu lado empreendedor.

A TOTVS teve sua origem relacionada a um bureau de serviços, criado em 1969, com o intuito de prestar serviços gerais na área de informática. Esse bureau, fundado por Ernesto Mário Haberkorn, sob o nome de SIGA - Sistemas Integrados de Gerência Automática, desenvolveu um sistema que permitia o gerenciamento empresarial centralizado, cujo principal objetivo era a automação de processos administrativos. Desde 1978, quando ingressou na faculdade, Laércio Cosentino começou a trabalhar na SIGA. Ele ingressou como estagiário de programador e, em poucos anos, alcançou o posto de diretor. Embora trabalhar com processamento de dados não fosse seu objetivo de vida ao optar pela engenharia, Cosentino viu nesse setor a possibilidade de trabalhar naquilo que mais gostava: a informática.

Quem vê a atual complexidade e penetração da tecnologia na vida das pessoas é incapaz de imaginar que no início da década de 80, ainda estudante de engenharia, Cosentino já pensava em abrir um negócio próprio junto com a chegada dos primeiros microcomputadores ao varejo brasileiro. Ao presenciar o surgimento dos microcomputadores, Cosentino percebeu que havia ali uma oportunidade. Em 1983, convenceu seu patrão, Ernesto Haberkorn, a tornar-se seu sócio em uma nova empresa: a Microsiga, tendo como principal produto sistemas administrativos para microinformática.

Foram poucas as empresas que nasceram com a microinformática. Ao mesmo tempo que o pioneirismo permitiu que fossem desenvolvidas soluções do zero, a empresa enfrentou uma grande fase de adaptação. O desafio atendia a uma das obsessões de Cosentino: encontrar soluções. No caso, o objetivo era fazer o negócio dar certo. A Microsiga não tinha que vender só o produto. Tinha que vender o conceito: convencer o cliente a comprar um microcomputador e a apostar que essa tecnologia seria um sucesso e lhe traria retorno. No começo do negócio, Cosentino viu-se na posição de treinador e professor. Era preciso formar os funcionários, pois até então não tinham onde aprender. A empresa tinha o objetivo inicial de elaborar softwares para computadores pessoais e, posteriormente, passou a atuar no mercado de softwares de gestão empresarial integrada, acessíveis às empresas de médio e pequeno porte.

A partir dos anos 90, várias decisões estratégicas foram tomadas visando estruturar a companhia para o crescimento sustentado. Em 1990, foi realizada a abertura da primeira franquia. A TOTVS construiu um eficiente e abrangente mecanismo de distribuição, composto por um balanceado sistema de franquias e unidades próprias, o que lhe possibilitava a cobertura em todo o Brasil e nos principais países da América Latina. A abrangência de seu sistema de distribuição, conjugada ao seu profundo conhecimento dos mercados, consistia no elemento estratégico e fundamental para a sua expansão. Nesse período, a então Microsiga Software S.A., recebeu a certificação ISO 9001, sendo a primeira empresa brasileira de software a obter tal certificação, além de lançar a linguagem de programação ADVPL (Advanced Protheus Language).

Não obstante o foco no Brasil, a TOTVS iniciou um processo de expansão na América Latina, cujo mercado possui características muito semelhantes ao mercado brasileiro: baixa taxa de penetração e grande número de empresas no segmento de empresas de médio e pequeno porte. Em 1997, inaugurou sua primeira unidade no exterior, a Microsiga Argentina. No ano seguinte, a empresa iniciou a busca de um parceiro internacional, que culminou com a admissão da Advent, colaborando para a consolidação da TOTVS no Brasil e para a sua expansão no mercado externo.

Em 2001, todas as suas franquias receberam a certificação ISO 9002, apontando mais uma vez seu pioneirismo, pois foi a primeira rede de franquias no Brasil a obter essa certificação. Além disso, em 2003, deu início ao processo de aquisições de outras empresas. A rede adquiriu ativos da empresa Sipros, no México, que gerou a abertura da Microsiga México. Nos anos seguintes, o ritmo dos negócios intensificou-se e diversas empresas foram somadas a Microsiga. Em fevereiro de 2005, a companhia adquiriu a Logocenter e recomprou a participação da Advent. Nascia assim a TOTVS, uma corporação líder absoluta no segmento de pequenas e médias empresas, no Brasil e na América Latina. No mesmo ano aconteceu a joint-venture com a consultoria BMI, surgindo assim a TOTVS Consulting.

Em abril de 2006, a TOTVS adquiriu a RM Sistemas S.A. Esta aquisição ratificou a liderança nacional em sistemas de gestão corporativos no mercado brasileiro, ampliou a presença latino-americana e reafirmou o Brasil como um dos grandes pólos de desenvolvimento de softwares empresariais. Em 2007 foram adquiridas também a Midbyte e a BCS. Para administrar essa pluralidade de empresas, a estratégia de Cosentino é a mesma: valorização das pessoas, uma vez que é delas que nascem as soluções. A expansão da empresa tem sido financiada basicamente pela sua própria capacidade de geração de recursos. Para atingir a posição de liderança que atualmente ocupa, a TOTVS teve por prática investir grande parte de seus recursos em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e funcionalidades, no treinamento de sua equipe, assim como em ações de marketing voltadas à geração de negócios.

A TOTVS possui uma grande gama de produtos, apresentando soluções para as diversas necessidades na automação nos processos de gestão empresarial integrada, que incluem, entre outros, os softwares ERP, CRM, BI, SCM e é complementada pelo Modelo Expandido de Negócios. O Modelo Expandido de Negócios é composto de serviços que facilitam e ampliam a competitividade de cada um dos clientes da empresa. Fornece ao mercado soluções administrativas, sistêmicas, de processos, de desempenho e de infra-estrutura.

Desde a sua fundação, a TOTVS registra lucro líquido e geração positiva de caixa a despeito de situações econômicas adversas na história recente do Brasil. A empresa é titular de marcas de grande prestígio e reputação. Isso se deve à sua constante busca e história de excelência, qualidade e eficiência no atendimento de seus clientes, no desenvolvimento de softwares e na prestação de serviços direcionados às necessidades de seus clientes.

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