Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais

Diminuindo riscos, gerando certezas!



GOOGLE

Nenhuma outra empresa simboliza tão bem e de forma tão abrangente o início do século 21 quanto a Google Inc. Mais do que qualquer outra empresa na história contemporânea, soube aproveitar as oportunidades que o mundo digital foi oferecendo e demandando. A força da Google é impressionante para o seu curto tempo de vida. Em apenas 10 anos de história se tornou o deus da internet. Depois do aparecimento da Google e de seus diversos aplicativos o universo digital nunca mais foi o mesmo.

Nada foi muito convencional na trajetória da Google. Larry Page e Sergey Brin, fundadores da Google, se conheceram em um curso de graduação da universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Ambos compartilhavam idéias sobre um dos grandes desafios da computação: a obtenção de dados relevantes em grandes quantidades de informações. Em outras palavras: a busca. Decidem, então, criar um produto a partir de um projeto de doutorado. Este projeto ancestral do Google, chamado de Backrub, surgiu devido à frustração dos seus criadores com os sites de busca da época e teve por objetivo construir um site de busca mais avançado, rápido e com maior qualidade de ligações.

Continuando seus trabalhos, o Backrub evoluiu, agregou mais links e se transformou em Google. O produto já existia, a idéia era boa, mas não havia verba suficiente. Foi nessa época que Larry e Sergey ouviram muitos nãos e conselhos para desistirem do projeto. Um presidente de um grande portal chegou a dizer que seus usuários não se interessavam por buscas. Vale salientar, que na época do surgimento da Google, a internet tinha pouquíssimos anos de vida. Encorajados por David Filo, fundador do portal Yahoo!, Page e Brin não desistiram de seus objetivos. A velocidade, a competência e a veia de inovação que os jovens imprimiram nesse projeto não poderiam ser desprezadas.

Estavam endividados devido aos gastos com a companhia e precisavam de um investidor. Tiveram que deixar de lado suas formações tecnológicas e ir atrás de um plano de negócios e de alguém que resolvesse bancar os custos iniciais de desenvolvimento da ferramenta. Em 1998 Andy Bechtolsheim, um dos fundadores da Sun Microsystems, decidiu dar o pontapé inicial e um cheque de US$ 100 mil. Cheque este, que Sergey e Larry tiveram problemas para descontar, uma vez que a Google Inc. ainda não existia oficialmente, preto no branco. Pois os dois correram atrás até da família e conseguiram juntar um total de US$ 1 milhão como investimento inicial para a empresa.

A combinação de simplicidade e clareza foi trabalhada desde a concepção do Google, mas ao mesmo tempo, possuí o mais complexo dos mecanismos de busca já inventados para a web. Com o crescimento da empresa se formava uma cultura gerencial única e relaxada. A Google queria se distanciar das tradicionais corporações capitalistas conhecidas por hierarquias rígidas e por atropelarem padrões éticos na busca de lucro, com mandamentos como Você pode ser sério sem usar terno e Você pode fazer dinheiro sem fazer o mal. No início do século 21 o Google já era o maior portal de buscas da web ao atingir o surpreendente número de um bilhão de sites em seu índice.

Topo